Destaques

Jovens estudantes da Epesmel visitam a sede da Prefeitura de Londrina

Atividade deu oportunidade para os alunos conhecerem o gabinete e o prédio municipal, bem como dialogarem com representantes da casa; visita integra projeto sobre cidadania trabalhado em sala de aula

Um grupo com cerca de 25 estudantes aprendizes da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel) esteve, nesta segunda-feira (25), na sede administrativa da Prefeitura de Londrina para uma visita de conhecimento à casa do Poder Executivo Municipal. Participaram da atividade jovens entre 16 e 24 anos de idade atendidos pela Epesmel, e duas professoras da instituição, todos recepcionados pelo vice-prefeito João Mendonça, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Também marcaram presença no encontro a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, a assistente social da SMRH, Marcelle Diorio de Souza, e a psicóloga da SMRH, Cristiane Balan, bem como o chefe de Gabinete da Prefeitura, Moacir Sgarioni, e o assessor de Gabinete, Átila Vaqueiro. A visita técnica foi solicitada pela própria Epesmel, que esteve representada pelas professoras das disciplinas de Gestão de Pessoas, Fabrícia Silva, e de Práticas Discursivas, Angélica Fagundes.

Nessa atividade extraclasse, os jovens tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre a estrutura da Prefeitura de Londrina, suas atribuições, formas de atuação e importância enquanto órgão público que presta serviços e atende as demandas da população. Eles ouviram algumas falas breves dos representantes do Município e ainda tiveram um momento para fazer perguntas e tirar dúvidas. A visita foi uma experiência prática que complementa as aulas teóricas realizadas em sala de aula, dentro de uma iniciativa da Epesmel que trabalha o tema cidadania, a partir do Dia da Cidadania, data celebrada em 1º de julho.

Foto: Emerson Dias / N.Com

O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, conversou com o grupo e incentivou os alunos a aproveitarem da melhor forma as oportunidades de estudo e qualificação profissional. Segundo ele, o acesso ao conhecimento é a chave para a formação de cidadãos mais conscientes e melhor preparados para desempenhar suas profissões, exigir seus direitos e cumprir seus deveres.

Mendonça frisou que sempre procura dialogar com os mais jovens no sentido de motivá-los, mostrando que parte importante para um caminho de crescimento, em qualquer área desejada, é o aprendizado, a dedicação e o empenho. “É importante buscar a participação, estudar, obter orientações que tragam nortes frutíferos e seguir bons exemplos. Os poderes constituídos – Executivo, Legislativo e Judiciário – só podem existir de forma plena com a participação popular e atendendo aos interesses da comunidade, responsável por eleger e cobrar seus representantes. Vocês jovens são a força e a esperança de mudança em uma sociedade, e tê-los aqui é uma grande satisfação”, salientou.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Para a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, o próprio interesse de pessoas jovens, que estudam e estão ingressando no mercado de trabalho, em conhecer mais de perto o poder público já é um importante exercício de cidadania. “Nossa secretaria de Recursos Humanos, por exemplo, é responsável por cuidar dos servidores municipais, que hoje são em cerca de 10.400 pessoas ao todo. Deste total, 9.200 são servidores estatutários, ou seja, concursados, e outros 1.200 são servidores temporários. É um trabalho difícil e desafiador, mas também muito gratificante e importante para o exercício do poder executivo. Quem sabe alguns de vocês aqui possam, em breve, trabalhar conosco, se tornando estagiários ou até mesmo servidores concursados da Prefeitura. Desejamos toda a sorte e sucesso em suas trajetórias”, afirmou.

Foto: Emerson Dias / N.Com

A professora da Epesmel Fabrícia Silva, que conduz a disciplina de Gestão de Pessoas, contou que, além da sede da Prefeitura, os estudantes da instituição também visitarão a Câmara Municipal de Vereadores, em agosto. “Trabalhamos em sala de aula temas voltados à cidadania, e parte deste trabalho passa pelo conhecimento dos poderes e instituições públicas. Eles também foram até a sede de algumas empresas locais. Essas atividades ocorrem regularmente na Epesmel, e as visitas são importantes para que eles coloquem em prática alguns conceitos, podendo ter um entendimento mais amplo sobre os temas. A maior parte desse grupo presente hoje aqui é de estudantes que estão no ensino médio ou saíram dele recentemente”, detalhou.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Aluna da Epesmel, Ana Maria Pereira da Silva, 18 anos, moradora do bairro Eucaliptos, região leste, cursa o último ano do ensino médio e atua, há cerca de seis meses, como auxiliar administrativa em uma empresa do segmento odontológico. “A visita foi muito produtiva e nos permitiu ter acesso a lideranças e servidores municipais, ampliando nossos conhecimentos sobre a Prefeitura. E a experiência dentro da Epesmel tem sido muito proveitosa e positiva, bem como essa oportunidade profissional. Temos, no dia a dia, acesso a diferentes disciplinas e conteúdos que contribuem muito para o nosso desenvolvimento e inserção no mercado. Pretendo fazer curso superior de jornalismo ou direito e vou me empenhar muito para isso”, relatou.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Outro aprendiz presente foi João Gabriel Silva Correia, 17 anos. Ele reside no Jardim Fraternidade, também na região leste, está no segundo ano do ensino médio e trabalha como auxiliar administrativo em um laboratório na área de medicina diagnóstica. “Gostei muito da experiência do dia de hoje, é a primeira vez que estou conhecendo o gabinete do prefeito e o prédio de forma mais ampla, assim como meus colegas. A oportunidade de trabalho na área administrativa que estou tendo me traz grande aprendizado e poderá abrir outras portas. Após concluir meus estudos, tenho vontade de seguir carreira em medicina pediátrica”, contou.

Além de acompanharem a visita à sede da Prefeitura, os dois estudantes fizeram registros fotográficos e anotações sobre a atividade, que serão utilizados para a produção de materiais de divulgação posteriormente veiculados no site oficial e redes sociais da Epesmel. Eles integram um grupo recentemente criado para trabalhar com publicações e postagens sobre projetos, serviços e campanhas envolvendo a Epesmel. Atualmente, a instituição atende cerca de 450 a 500 estudantes, em Londrina e áreas rurais, abrangendo crianças, adolescentes e jovens.

A Epesmel – Escola Profissional e Social do Menor de Londrina, tem sua sede na rua Angelina Ricci Vezozzo, 85, Parque das Indústrias Leves. Foi fundada em 18 de maio de 1976, e é uma das filiais do “Instituto Leonardo Murialdo”. Tem como objetivo promover a proteção e garantia dos direitos da criança, adolescente e jovem em situação de vulnerabilidade pessoal e social por meio da formação cidadã e profissional.

Além disso, é uma organização social integrada à família e à rede de proteção à criança e ao adolescente, atuando na promoção e defesa dos direitos, com foco no fortalecimento de vínculos e aprendizagem profissional. E, por meio de um Termo de Colaboração firmado com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Epesmel executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos