Londrina terá UPA na região leste
Aproximadamente 122 funcionários públicos da área da saúde vão compor o efetivo da UPA
O prefeito Barbosa Neto assina amanhã (5), às 13h, o encaminhamento para que a Secretaria de Gestão Pública dê início ao processo licitatório para contratação dos projetos de construção da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) porte II, que será construída na rua Ildefonso dos Santos, esquina com a rua Jurema, região leste de Londrina. O atendimento será de 24 horas. A solenidade será no local onde vai funcionar a UPA.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a UPA do jardim Santa Clara é considerada de porte II e segue recomendações da portaria do Ministério da Saúde (MS). Ou seja, a previsão é atender de 151 a 300 pessoas por dia, o que equivale a mais de mil atendimentos anuais.
Aproximadamente 122 funcionários públicos da área da saúde vão compor o efetivo da UPA. Entre eles, dois assistentes sociais, 56 auxiliares de enfermagem, nove enfermeiros, um farmacêutico, 34 médicos plantonistas clínicos gerais, oito técnicos em radiologia, entre outros funcionários.
Serão mil metros quadrados de espaço para a construção de uma sala de recepção para acolher 40 pessoas, nove a 12 leitos, quatro consultórios de exames, um consultório de assistência social, uma sala de classificação de risco, uma sala de curativo, uma sala de gesso, uma sala de eletrocardiograma, oito pontos de inalação, um posto de enfermagem, entre outras acomodações de serviço de apoio e também logística.
O custo inicial para contratação dos projetos arquitetônicos e complementares, que ainda será encaminhado para licitação está orçado em R$ 94.835,56. Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento PAC/2, do Governo Federal, que são repassados para o município para a edificação, materiais e equipamentos.




