Prefeitura de Presidente Prudente visita Londrina para conhecer setor de licitações
Entre outros assuntos, representantes receberam informações sobre o programa Compra Londrina e as adaptações do município à Nova Lei de Licitações

Com o objetivo de trocar experiências e conhecer melhor o sistema de compras públicas e licitações da Prefeitura de Londrina, quatro representantes da Prefeitura de Presidente Prudente (SP) visitaram a sede da administração municipal londrinense nesta quarta-feira (3). Integraram a comissão o procurador municipal de Presidente Prudente, João David Ferreira Leite; o assessor de Controle Interno, Michael Hellison Jantorpe Gomes; a responsável pelo departamento de Compras e Licitações, Ana Paula Coelho; e a assessora da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos, Andréa Esper.
Pela manhã, a delegação prudentina esteve na Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP), onde conheceu todas as gerências e diretorias relacionadas às áreas de compras e licitações. Além disso, os visitantes assistiram a uma apresentação sobre o funcionamento da pasta, feita pelo secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, e também receberam informações sobre o programa Compra Londrina, fornecidas pelo coordenador da iniciativa, Marcelo Frazão. Posteriormente, no início da tarde, os representantes de Presidente Prudente participaram de uma reunião com a diretora de Gestão de Licitações e Contratos, Lúcia Helena Gil.

De acordo com o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, um dos assuntos abordados nas reuniões foram as adaptações da Prefeitura de Londrina à Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei no 14.133/2021). “Londrina é um município que já vinha implementando diversas melhorias na área de compras e licitações – incluindo o controle de prazos, a metodologia de formação de preços e a fiscalização de contratos, entre outras – e por isso se adaptou bem à nova lei. Como consequência disso, acabamos nos tornando referência para outras prefeituras, e é sempre um prazer e uma satisfação poder compartilhar informações, trocar experiências e ajudar outras cidades”, frisou.

O assessor de Controle Interno da Prefeitura de Presidente Prudente, Michael Hellison Jantorpe Gomes, salientou que os dois municípios já possuem um intercâmbio ativo, e representantes prudentinos haviam visitado a Controladoria-Geral do Município de Londrina em 2021. “Nosso objetivo, com a visita de hoje, foi entender como funciona a estrutura da Prefeitura de Londrina para as aquisições, desde a fase de planejamento até a etapa final dos certames, incluindo as rotinas organizacionais e fluxos de trabalho. Nós tínhamos enviado uma pauta prévia ao secretário Fábio Cavazotti, e ele nos atendeu com muita cordialidade, explicando em detalhes como funcionam as demandas daqui. Naturalmente, cada município tem uma estrutura diferente, mas o conhecimento que adquirimos hoje vai nos ajudar bastante a pensar em soluções e aprimoramentos para a Prefeitura de Presidente Prudente”, afirmou.

Após as atividades com a SMGP, o procurador municipal de Presidente Prudente, João David Ferreira Leite, fez uma visita à Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Londrina, onde teve uma reunião com o procurador-geral, João Luiz Esteves, e pôde conhecer o trabalho do órgão. Conforme Leite, Londrina possui um bom departamento jurídico, organizado de forma eficiente, e a intenção do encontro foi obter informações que possam ser utilizadas para a implementação de melhorias em Presidente Prudente.
“Muitas questões do nosso departamento jurídico precisam ser aperfeiçoadas, e por isso vim conhecer o departamento jurídico de Londrina, para saber como é a divisão de trabalho entre os procuradores, a quantidade de pessoas que desempenham cada função, as áreas de execução fiscal e defesa. Eu sou londrinense, formado pela UEL, e por isso é uma alegria muito grande estar aqui na Prefeitura. Tenho um vínculo pessoal e afetivo com a cidade, e é um orgulho saber que Londrina está tendo uma boa gestão pública e uma boa organização administrativa”, destacou.
O procurador-geral do Município de Londrina, João Luiz Esteves, afirmou que a visita foi muito positiva, e acrescentou que a Prefeitura está aberta a colaborações com outras cidades. “Várias procuradorias têm contatado a nossa PGM com o objetivo de estabelecer esses intercâmbios, o que mostra que o trabalho realizado aqui em Londrina é uma referência não só no Paraná, como também em outros estados”, apontou.