Prefeitura anuncia projeto para construção de novo cemitério municipal
Prefeitura entregou as obras de reforma da capela mortuária Eduardo Cebulski, no distrito da Warta; novo cemitério tem previsão para a região norte
A Prefeitura de Londrina, por meio da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), entregou na última sexta-feira (dia 6), as obras de reformas da Capela Mortuária Eduardo Cebulski, no distrito da Warta, além de comunicar o local onde será construído o novo cemitério municipal da cidade.
O mais novo cemitério, localizado na região norte da cidade, terá capacidade para 36 mil jazigos, sendo 20 mil com gavetas e 16 mil convencionais. O local escolhido mede 157.300 mil metros quadrados, ou seja, 6,5 alqueires e limita-se entre a estrada velha de Cambé, ribeirão Lindóia, face leste da avenida Saul Elkind e aos fundos da empresa Dixie Toga.
O investimento será de aproximadamente R$ 15 milhões, que também contempla a construção de quatro capelas mortuárias, lanchonete, ossário, estacionamento interno e área comum com paisagismo. A escolha do local foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).
Segundo a superintende da Acesf, Luciana Viçoso de Oliveira, será o primeiro cemitério municipal em pleno acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). ”Vai ser diferenciado porque contará com uma estrutura completa, seguindo à risca todas as exigências da legislação ambiental vigente. É uma obra extremamente importante e necessária, considerando que os cemitérios municipais estão com a capacidade quase esgotada”, afirmou. “Faz dois anos que Acesf pesquisa terrenos disponíveis, a fim de escolher o melhor terreno para construção do novo cemitério”, completou Luciana.
O cemitério São Paulo, localizado na avenida do Café, jardim Aeroporto, foi último construído pelo poder executivo, em 1989. De acordo com os dados da Acesf, mesmo com nove mil metros quadrados e capacidade para 2.500 sepulturas, o local está chegando ao esgotamento após 23 anos de uso.
Capela Mortuária Eduardo Cebulski
A Capela Mortuária Eduardo Cebulski, construída há exatamente 16 anos, tem 120 metros quadrados e atende aos moradores do distrito e região. Custeada com recursos municipais, orçados na ordem de R$35 mil, as obras de reforma foram executadas pelos próprios funcionários da Acesf.
O prefeito Barbosa Neto valorizou a reforma da quinta capela mortuária desde 2009. “Estamos cumprindo com a nossa obrigação em zelar pelo patrimônio público e, por sinal, o trabalho está sendo muito bem feito”, ressaltou. De acordo com Luciana Viçoso, a revitalização partiu de uma antiga reivindicação da comunidade. “A capela estava em condições precárias. Havia problemas na iluminação, banheiros sem acessibilidade, falta de acomodação para os usuários e algumas infiltrações. Tudo foi resolvido”, garantiu a superintendente.
Eduardo Cebuslki foi um dos pioneiros do distrito Warta. Nascido em 1987, na cidade de Kalisz, Polônia, ele chegou ao distrito em meados de 1930. Na época, Cebuslki cedeu cerca de 1.000 metros quadrados para a ampliação do cemitério local, onde em 1970 foi enterrado. “É uma homenagem que faz referência a todos os pioneiros que trabalharam e ainda trabalham, através dos familiares, pelo distrito da Warta”, agradeceu Mário Cebuslki, filho de Eduardo Cebuslki, representando todos os familiares presentes.
Homenagens
Além dos anúncios feitos, o prefeito Barbosa Neto recebeu dos próprios funcionários da Acesf, uma placa em homenagem aos serviços prestados ao município de Londrina. Posteriormente foi a vez do prefeito entregar uma menção de reconhecimento aos servidores, que trabalharam nas obras de reforma e construção de 15 capelas mortuárias, durante sua administração.
Foto: Luiz Jacobs