Vigilância Sanitária promove bloqueio de vacinação anti-rábica
Serão vacinados gatos e cachorros acima dos três meses de vida, que não estejam doentes ou em estado de prenhez (gravidez) e os não vacinados nos últimos 12 meses
O setor de Vigilância Sanitária, através da Coordenação de Alimentos e Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou hoje (11), durante todo o dia, o “bloqueio de vacinação anti-rábica”. A vacinação em animais domésticos, especificamente em cachorros e gatos, aconteceu nos jardins Caiçaras, Europa, Mazzei e parte do Petrópolis.
Cerca de 55 pessoas, entre servidores da Vigilância Sanitária e alunos de mestrado, dourado e pós graduação do curso de medicina veterinária da Universidade Estadual de Londrina (UEL), visitaram casa por casa dos bairros localizado nas proximidades da Prefeitura de Londrina. Foram disponibilizadas 600 doses da vacina de combate à raiva.
De acordo com o coordenador de Alimentos e Zoonose da Secretaria Municipal de Saúde, Pedro Afonso Figueiredo, o trabalho deverá continuar amanhã (12). “O nosso vai continuar nesta quinta-feira, porque vamos atender as residências nas quais os moradores não estavam presentes, sem contar aqueles animais que se comportaram de maneira mais agressiva”, explicou.
Serão vacinados somente animais acima dos três meses de vida, que não estejam doentes ou em estado de prenhes, além dos não vacinados nos últimos 12 meses. “O dono deve ter consciência da importância de vacinar seu animal. O vírus da raiva é semelhante ao da gripe, pois é selvagem e circula no ambiente. É recomendado aos proprietários que procurem um veterinário e regularize a situação das vacinas o mais rápido possível”, informou Figueiredo.
Foto: Luiz Jacobs