Secretaria de Recursos Humanos prepara novas ações do RH Cuidando do Servidor
Realizada por meio de oficinas oferecidas a diferentes órgãos municipais, iniciativa tem o objetivo de estimular o autocuidado, a motivação, engajamento e produtividade dos servidores

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) está planejando novas oficinas do Programa RH Cuidando do Servidor, com o objetivo de realizar a próxima etapa da iniciativa a partir de setembro. Desenvolvido junto a diferentes secretarias e órgãos municipais, o programa tem o objetivo de estimular o autocuidado, a motivação, engajamento e produtividade dos servidores, promovendo maior integração entre os participantes e aprimorando a comunicação interpessoal.
Em sua última edição, conduzida entre abril e junho deste ano, em encontros quinzenais, a ação contemplou servidores da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) e do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Ao todo, a iniciativa contou com cerca de 50 participantes, dos quais 30 receberam certificados, após terem participado de todas as oficinas.
Conduzidas nas sedes dos órgãos contemplados, as atividades foram realizadas em parceria com o Departamento de Psicologia e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A professora doutora Josiane Cecília Luzia, da UEL, foi responsável por ministrar as oficinas, em conjunto com os estagiários do curso de Psicologia, Matheus Akins da Rocha e Leonardo dos Reis Fernandes, na SMTER; e Beatriz Alegre Araújo, no CAM. Também participaram da condução das atividades duas servidoras da SMRH, a assistente social Marcelle Diorio de Souza e a psicóloga Cristiane Angélica Balan.
As atividades tiveram como tema as principais habilidades de comunicação no relacionamento interpessoal, abordando assuntos como estilos de comunicação, comunicação assertiva, comunicação empática e como a comunicação assertiva e empática podem contribuir para a saúde mental no ambiente de trabalho.

De acordo com a assistente social Marcelle Diorio de Souza, atividades como essa são importantes porque, para que haja uma boa gestão de pessoas, é preciso encontrar formas de manter sua motivação, engajamento e produtividade em alta, também alimentando seu senso de grupo. “A utilização de técnicas integrativas e dinâmicas de grupo é indispensável, pois são recursos que permitem aos profissionais se conhecerem melhor, trocar informações, experiências e conhecimentos e saber um pouco mais sobre a profissão, a trajetória e as funções dos seus parceiros de trabalho. Esta troca é sempre muito rica, e possibilita eliminar distanciamentos, alinhar o foco e os objetivos da equipe e criar espírito de grupo, tão essencial à construção de bons resultados. Além disso, permite a aproximação do gestor e de sua equipe, a criação de sinergia, empatia, identificação e o desenvolvimento de habilidades e uma melhor cooperação”, afirmou.
Conforme a professora Josiane Cecília Luzia, as oficinas contaram com o interesse e participação ativa dos servidores, proporcionando um espaço de escuta, aprendizado e reflexão, além de possibilitar a discussão sobre as suas atividades, o que facilita a promoção de saúde mental. Luzia ressaltou que as reflexões realizadas durante a capacitação forneceram elementos que podem melhorar o processo de comunicação dentro das equipes e entre elas e seus gestores.
“Aprender ou aperfeiçoar as habilidades de comunicação interpessoal, sejam elas verbais ou não-verbais, é importante porque pode auxiliar na rotina diária do trabalho, aumentando a probabilidade de comportamentos empáticos e perpassando o autoconhecimento, a criatividade, o respeito e a capacidade de aceitação do outro. Além disso, a comunicação adequada pode reduzir situações em que sentimentos de ansiedade, medo, raiva e outras emoções sejam evocados, em função de uma comunicação ambígua ou inadequada. Por isso, essas práticas contribuem para a promoção da saúde mental do servidor público”, disse.
Ainda segundo a professora, o programa propiciou aos estagiários do curso de Psicologia da UEL uma oportunidade de vivenciar a teoria na prática. “Além de a capacitação ser uma ferramenta que permite o aperfeiçoamento contínuo nas organizações e tem o potencial de promover a saúde mental, ela viabiliza que o conhecimento produzido pela academia retorne para a sociedade em forma de parceria. Portanto, essas trocas de experiências construídas nas interações entre os acadêmicos e os profissionais trazem benefícios para toda a comunidade”, frisou.
Ações anteriores – Tendo sido iniciado em 2019, o Programa RH Cuidando do Servidor já contemplou diversas secretarias e órgãos municipais, incluindo a Secretaria Municipal de Recursos Humanos; Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura; Diretoria de Licitações da Secretaria Municipal de Gestão Pública; setor de atendimento da Secretaria de Fazenda; e Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf).