Destaques

IIuminação começa a implantar LED em mais cinco bairros das regiões norte e leste

Prefeitura estende modernização da iluminação pública para os jardins Boa Vista, Caravelle, Santos Dumont, Viena e Marieta; trabalho é realizado pela Londrina Iluminação

A modernização do parque de iluminação pública de Londrina prosseguirá nas próximas semanas em ritmo acelerado. A Prefeitura, por meio da Londrina Iluminação (LI), já iniciou a colocação de luminárias no padrão Light Emmiting Diode (LED) nos jardins Boa Vista, Caravelle e Santos Dumont, próximo da AABB e do Aeroporto José Richa, na região leste; e nos jardins Viena e Marieta, ao lado do Conjunto Vivi Xavier e perto do Cemitério Jardim da Saudade, na região norte da cidade. Nos cinco bairros serão trocadas um total de 405 luminárias de 41 ruas. Os serviços devem prosseguir até por volta do dia 25 deste mês, dependendo das condições meteorológicas.

Nos jardins Boa Vista, Caravelle e Santos Dumont residem cerca de 500 famílias em uma área de aproximadamente 320 mil metros quadrados, onde também há dezenas de estabelecimentos comerciais, de serviços, escolas, igrejas e academias, entre outros. Somente ali a Londrina Iluminação está colocando 203 luminárias LED em 19 ruas, um perímetro de 2.800 metros de extensão enquadrados entre as ruas Otávio Palhares, Santa Cruz, Rua da Aeronáutica, Leonardo da Vinci e abaixo da Avenida Santos Dumont. Na localidade há ainda cinco ruas que em breve receberão 50 luminárias mais potentes, por causa da condição das vias. As mesmas serão trocadas oportunamente, assim que a companhia receber as unidades já encomendadas dos fornecedores.

Já nos jardins Viena e Marieta moram em torno de 550 famílias em uma área de aproximadamente 260 mil metros quadrados, e possuem várias lojas comerciais, igrejas, prestadoras de serviços e empresas diversas. No local, a LI irá colocar 202 novas luminárias em 22 ruas, numa extensão total de 3 mil metros lineares que englobam as vias entre as ruas Luiz Rodrigues Garcia, Luíza Irene Nunes e José Ruzon.

Segundo o diretor de Operações da LI, Alexander Fermino, a companhia avança com o programa de modernização da iluminação pública conforme orientação do prefeito Marcelo Belinati, e começando pelos pontos mais críticos, especialmente aqueles que ainda têm as antigas lâmpadas de vapor de mercúrio: “Temos cerca de 4 mil dessas lâmpadas pelas ruas da cidade. São lâmpadas que não têm eficiência energética e podem fazer mal para a saúde, caso quebrem e seus componentes químicos sejam inalados pelas pessoas”. Fermino disse ainda que outra prioridade para a troca de luminárias são os lugares ermos e ruas com grande trânsito de pedestres, além do entorno de escolas, UBS e centros de educação infantil.

Avanço – De um total de 61.806 luminárias que precisam ser trocadas por LED em todo o município de Londrina, a prefeitura já substituiu 34.227 unidades. A quantidade inclui ruas, avenidas, rotatórias, canteiros e praças públicas e a sede dos distritos rurais, que já estão todas em LED. Alguns lugares que também estão recebendo a nova iluminação, com os serviços já sendo executados há alguns dias, são o Conjunto Bárbara Daher e a parte sul do Parque Residencial Joaquim Piza. Recentemente acabaram de receber LED os Jardins Tarobá e Atlanta, Residencial Café Cereja, Parque das Indústrias e jardins Piazentin, Montecatini e Catuaí (foto acima).

PARA ENTREVISTAS: Alexander Farias Fermino, diretor de Operações da Londrina Iluminação. Contato: Marcelino Jr. (43) 3375-2764, 99995-1403.

Etiquetas
Mostrar mais

Marcelino Jr

Jornalista, consultor, editor literário e especialista em "Comunicação Organizacional: Gestão Estratégica" pela Universidade Estadual de Londrina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos