Destaques

SEMA define operação de fiscalização no Lago Igapó

SEMA define operação de fiscalização no Lago Igapó

Todas as construções que margeiam os lagos serão fiscalizadas; medida pretende prevenir que crimes ambientais aconteçam

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) vai definir durante o dia de hoje (18) os critérios para a nova operação de fiscalização preventiva em todas as construções que margeiam os lagos Igapó 1, 2, 3 e 4. A expectativa é que a operação tenha início ainda esta semana.

A iniciativa visa fiscalizar as obras em construção nas margens dos lagos, a fim de prevenir que ocorram crimes ambientais como o aconteceu na segunda-feira passada (16). Ontem, a Sema notificou a construtora responsável pelo despejo irregular de um líquido branco que estava poluindo as águas do Lago Igapó 2, região sul da cidade.

De acordo com o secretário municipal de Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, os técnicos detectaram que o efluente vinha de uma obra localizada na rua Caracas, onde o armazenamento da argamassa e cal estava irregular. “A argamassa e o cal armazenados de forma indevida em duas caçambas fizeram com que as águas da chuva levassem as substâncias até o Lago Igapó 2. O crime ambiental, neste caso, já foi constatado e, agora, precisamos esperar o resultado do laudo laboratorial do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para saber quais são os princípios ativos despejados e estipular o valor da multa”, disse Pereira.

A construtora tem sete dias para se adequar aos pontos colocados no laudo técnico entregue pelos fiscais da secretaria. Em 15 dias, espera-se receber o laudo laboratorial feito pelo IAP, quando será possível saber quais foram as substâncias despejadas na água do Lago Igapó 2. Com o laudo em mãos, a Sema poderá aplicar a multa de acordo com o instituído no Decreto Federal 6.514/2008 art. 60 a 62, em que está prevista multa de até R$ 50 milhões em casos de crimes ambientais.

Segundo o secretário de Ambiente, o estrago poderia ter sido maior se peixes tivessem morrido em decorrência do despejo irregular. Para aqueles que desejam denunciar irregularidades, podem telefonar das 12h às 18h, no 3372-4757 ou 24 horas no disque denúncia da Guarda Municipal, o 153.

A última operação de fiscalização preventiva nas margens dos Lagos Igapó foi realizada em março deste ano, quando mais de 10 mil metros quadrados de perímetro das margens foram vistoriados.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos