Rede Municipal de Enfrentamento à Violência tem reunião amanhã
Encontro terá apresentação da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Sueli Galhardi, que vai abordar as principais ações já desenvolvidas pela rede
A Rede Municipal de Enfrentamento a Violência Doméstica e Sexual realiza amanhã (20), a partir das 8h30, sua 17ª reunião ordinária mensal. O encontro será realizado na Associação Médica de Londrina (AML), localizado na avenida Harry Prochet, 1055, jardim São Jorge. Na ocasião, a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Sueli Galhardi, vai apresentar as principais ações já desenvolvidas pela rede.
Além da participação da secretária, também será apresentando dados epidemiológicos, referente à ficha de notificação de violência doméstica, sexual e outras violências do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação). Os números foram obtidos pela Diretoria de Epidemiologia e Informações em Saúde (Depis), da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo Sueli Galhardi, a formação da rede é uma grande conquista para o município. “É uma parceria efetiva e dinâmica com as diferentes instituições, em termos de articulação e intervenção no município, através da organização de fluxos e protocolos de trabalho. Lembramos ainda que esta ação importante está contida no Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, aprovado pela lei n°11.368/2011”, ressaltou.
A secretária também discutirá o projeto de capacitação dos profissionais da rede, aprovado com recursos do governo federal por meio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. “A nossa intenção é qualificar os profissionais e gestores para o estabelecimento de uma atuação em rede nas ações de prevenção e de enfrentamento à violência doméstica e sexual contra a mulher, na perspectiva da integralidade e da humanização do atendimento”, afirmou Sueli.
A Rede:
A Rede Municipal de Enfrentamento a Violência Doméstica e Sexual é composta pela Secretarias Municipais de Política para as Mulheres, Saúde, Assistência Social, Defesa Social e Educação; 17ª Regional de Saúde; Polícia Militar (PM); Instituto Médico Legal (IML); Delegacia da Mulher; Conselhos Tutelares, Vara Maria da Penha; Hospitais da Zona Norte, Zona Sul, Santa Casa, Mater-Dei, Infantil, Universitário, Evangélico e Araucária; Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, Criança, Assistência Social e Compaz.