Defesa Social divulga balanço das atividades realizadas no final de semana
A GM atendeu ocorrências de violência contra mulher, crime de trânsito, entre outros casos; um foragido da justiça foi localizado no Bosque Central

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço das principais ocorrências e serviços prestados à comunidade durante o último final de semana, entre os dias 12 e 14 de agosto.
Na última sexta-feira (12), a Guarda Municipal participou de uma blitz de fiscalização de trânsito em conjunto com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) na região norte da cidade. Na ocasião, foi feito o teste de um novo equipamento de reconhecimento ótico de caracteres, cuja sigla em inglês é (OCR), que será utilizado durante as ações.
O novo aparelho se mostrou mais eficiente devido ao rápido poder de leitura das placas. Após a leitura, o dispositivo faz a checagem junto ao banco de dados da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) para verificar se há alguma pendência na documentação do veículo. Caso seja identificada, o agente de trânsito comunica às demais equipes para que seja feita a abordagem precisa.
Após o término da ação conjunta, foi contabilizada a lavratura de 47 autos de infração de trânsito e recolhidos 13 veículos ao pátio municipal devido ao flagrante de pendências nas documentações.
Achado de entorpecente

A Guarda Municipal, por meio de uma equipe do Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE), recebeu uma denúncia anônima na noite de sexta-feira (12), enquanto realizava patrulhamento preventivo pelas imediações da UBS Vila Ricardo, região leste, sobre um suposto esconderijo de drogas em um fundo de vale.
Os guardas municipais foram até o local indicado pelo denunciante e localizaram, embaixo de alguns entulhos, vários tabletes e diversas porções de maconha já fracionadas para a venda, totalizando 4.793kg. Diante do flagrante, os objetos foram apreendidos e encaminhados para delegacia de plantão da Polícia Civil.
Maria da Penha – Uma equipe da GM realizava patrulhamento preventivo pela avenida Jorge Casoni, por volta das 15h de sábado (13), quando foi abordada por um cidadão que fez uma denúncia de violência contra mulher. O homem informou que uma pessoa da sua família havia sido agredida pelo ex-companheiro poucos minutos antes da passagem da viatura pelo local, e que a jovem tinha ido até à delegacia prestar queixa contra o suspeito.
Os guardas anotaram as características do agressor e, após realizar ronda pelo bairro, conseguiram localizá-lo. Durante consulta no sistema, a equipe localizou a medida protetiva expedida pela justiça que proibia o suspeito de se aproximar da vítima. Ele foi conduzido para delegacia de plantão para ser apresentado à autoridade policial.
Fiscalização de trânsito – Em patrulhamento pela avenida Juscelino Kubitscheck, cruzamento com a rua Pernambuco, no começo da manhã de ontem (14), a GM flagrou o condutor de um veículo acelerando o carro de maneira suspeita enquanto aguardava o sinal abrir.
Os guardas abordaram o carro e perceberam que o condutor poderia estar embriagado devido ao odor etílico, alterações motoras e de comportamento. O jovem foi indagado sobre o consumo de bebida alcoólica e informou que havia participado de uma ‘cervejada’.
A equipe ofereceu o teste do etilômetro que foi aceito pelo condutor. O teste indicou positivo para teor alcoólico no sangue. Um familiar compareceu até o local da abordagem para retirar o veículo e o condutor foi encaminhado para delegacia de plantão para que fossem tomadas as medidas legais por conta do flagrante.
Violência contra mulher – A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal foi acionada, por volta das 10h30 de domingo (14), por uma servidora da UPA Sabará, para atender a uma ocorrência de violência após uma vítima ter dado entrada na unidade de saúde com vários hematomas entre outros sinais. O suposto agressor estava junto com a mulher.
A equipe foi até o local e conseguiu localizar as partes envolvidas. A vítima disse que foi agredida após uma discussão. Ela estava com vários sinais de violência por todo o corpo. Ambos foram encaminhados para delegacia de plantão para serem ouvidos pela autoridade policial.
Foragido no Bosque

A equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM) da GM circulava pela área do Bosque Marechal Cândido Rondon, região central, por volta das 14h30 de ontem (14), quando visualizou um homem em atitude suspeita.
Após abordagem e checagem do nome dele no sistema, foi possível localizar um mandado de prisão em aberto. A equipe deu cumprimento à ordem judicial e encaminhou o foragido para o Centro Integrado de Triagem de Londrina (CITL). As equipes seguem reforçando o patrulhamento pela região. Denúncias devem ser feitas pelo telefone 153 ou pelo aplicativo 153 cidadão.
Abordagem – Por volta das 21h de domingo (14) a Guarda Municipal flagrou dois homens em atitude suspeita enquanto patrulhava pela avenida Higienópolis. Os jovens estavam em uma motocicleta e avançaram o sinal vermelho a ver a viatura se aproximar.

A equipe da GM deu voz de abordagem e na sequência, após o uso de sinais sonoros e luminosos, os suspeitos foram abordados pelos guardas. A moto era conduzida por um adolescente que foi flagrado com uma porção de 10 gramas maconha e R$200,00 em cédulas e moedas. O rapaz que estava na garupa estava com outra porção do entorpecente. Diante dos fatos a equipe lavrou os autos de infração de trânsito e encaminhou ambos envolvidos na ocorrência para a delegacia de plantão.
Demais ações – No decorrer do fim de semana, as equipes da Guarda Municipal intensificaram o patrulhamento preventivo no entorno das unidades de saúde, unidades escolares, conselho tutelar, áreas de lazer, concha acústica, Bosque Central, entre outros prédios da Prefeitura. A presença dos guardas foi reforçada ainda nas imediações dos cemitérios municipais.