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Projeto de Letramento Digital abre processo de seleção gratuita

Nesta primeira fase, foram disponibilizadas 120 vagas para estudantes de ensino médio, técnico ou superior, professores da rede pública e profissionais de TIC; inscrições encerram no dia 28 de agosto

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da primeira etapa do Projeto de Letramento Digital, parceria inédita do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). Nesta primeira fase foram disponibilizadas 120 vagas, para estudantes de ensino médio, técnico ou superior, professores da rede pública e profissionais de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), que residem, estudam ou trabalham em Londrina.

Para participar é preciso se inscrever gratuitamente no site letramentodigital.org.br até o dia 28 de agosto. As vagas são limitadas e o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 29 de agosto, no site londrina.qualifacti.com.br. Nesta primeira etapa serão desenvolvidos os Cursos Livres de Aplicação Técnica e Profissionalizante (CLATP), que visam formar profissionais para as áreas da Indústria 4.0 e da Educação 4.0. A capacitação é gratuita e está dividida em três módulos, que são: Essencial, Educação 4.0 e Indústria 4.0.

Foto: Vivian Honorato/Arquivo

As aulas do módulo Essencial começarão no dia 3 de setembro e seguirão até o dia 8 de outubro e serão focadas no ensino de técnicas que possibilitarão aos participantes tornarem-se agentes multiplicadores do conhecimento para as crianças matriculadas no ensino fundamental I.

Depois de finalizado o módulo obrigatório (Essencial), os participantes seguirão para a área de educação ou da indústria. Quem for professor será direcionado para a Educação 4.0. Já os alunos de ensino médio, técnico ou superior e profissionais de TIC vão para as aulas do módulo Indústria 4.0. As atividades dos módulos de educação e da indústria estão programadas para ter início em 2023. Ao todo, essa primeira fase terá 173 horas de duração. Mas, quem quiser poderá fazer outras disciplinas opcionais que agregarão mais 67 horas de aulas. As atividades serão, em sua maioria, on-line e transmitidas ao vivo, mas haverá três encontros presenciais, que acontecerão em Londrina nos dias 3 de setembro e 1º e 8 de outubro, em locais ainda a definir.

As aulas serão ministradas pela equipe da Facti, que é uma Instituição Científica e Tecnológica, competente para realizar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e especializada em Serviços 4.0, especialmente de Análise e Monitoramento de Dados, Internet das Coisas, Saúde, Segurança da Informação e Varejo.

Coordenador do projeto Letramento Digital pela Facti, José Augusto de Lima Prestes, Foto: Vivian Honorato/Arquivo

De acordo com o coordenador do projeto Letramento Digital pela Facti, José Augusto de Lima Prestes, as expectativas são grande. Ele espera que haja um aumento do interesse pelas carreiras científicas; assim como uma preparação para a resolução de problemas do mundo real; um envolvimento da família e comunidade; uma redução da exclusão social por meio da tecnologia; o desenvolvimento das habilidades digitais para a formação profissional; a apropriação de conhecimentos tecnológicos e científicos para solucionar problemas da sociedade e que, dessa forma, sejam garantidos os direitos de aprendizagem dos estudantes.  “Com a formação, essas pessoas se tornarão agentes multiplicadores do conhecimento. Para consolidar seu aprendizado e disseminar os conhecimentos obtidos, elas atuarão, juntamente da equipe da Facti, na capacitação de até 2.000 estudantes do ensino fundamental I das escolas municipais de Londrina, que terão a oportunidade de se desenvolverem através de uma metodologia inspiradora e tecnológica, que ajudará a continuarem seguindo pelas carreiras de TIC no futuro”, acredita Prestes.

Segunda fase – A segunda fase do projeto piloto está prevista para ter início em outubro deste ano. Ela será direcionada para 2.000 alunos do ensino fundamental I, principalmente dos 4º e 5º anos das escolas municipais de Londrina. As crianças terão a oportunidade de se desenvolver por meio de uma metodologia inspiradora e tecnológica, que visa estimulá-los a seguir carreiras voltadas à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). As atividades com essas crianças serão ministradas pelos profissionais capacitados na primeira fase do projeto, no módulo Essencial.

Secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes. Foto: Emerson Dias/Arquivo

O objetivo do Letramento Digital é capacitar alunos do ensino fundamental I, médio, técnico e superior, além dos professores e profissionais para pensar e desenvolver soluções digitais para os negócios e profissões do futuro. “Com essa formação, nossos alunos terão acesso a uma linguagem essencial para os dias de hoje e estarão mais preparados para os desafios que a tecnologia nos impõe”, acredita a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Por meio da capacitação, a intenção é estimular as competências técnicas e comportamentais nos temas mais demandados pelo mercado atual e de tendências tecnológicas para o futuro, indo ao encontro das expectativas da “Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016 a 2022”. O Letramento Digital faz parte do projeto piloto do programa “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro”, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em que Londrina é a primeira cidade brasileira a recebê-lo. Para tanto, o Governo Federal está investindo R$ 2 milhões no ensino de habilidades nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), mas para a Prefeitura de Londrina este projeto não tem custo. Quem quiser saber mais sobre o lançamento do projeto em Londrina, basta clicar aqui.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o coordenador do projeto Letramento Digital, José Augusto de Lima Prestes, através deste link. 

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Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

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