Economia Solidária vende produtos natalinos na Feira do Calçadão até o dia 23
As vendas dos produtos ocorrem das 9h às 20h no Calçadão; além de itens de decoração natalinos, comidas como biscoitos decorados e chocotones também compõem o catálogo de produtos
O Programa Municipal de Economia Solidária, conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), segue com a comercialização de produtos artesanais na Feira do Calçadão até o dia 23 de dezembro, das 9h às 20h. O Programa iniciou as vendas de sua coleção com temática natalina em novembro. Além da Feira do Calçadão, os produtos podem ser encontrados no Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura (avenida Rio de Janeiro, 127, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Sem expediente no domingo (21), a Feira do Calçadão segue com a comercialização da coleção de produtos natalinos nos dias 16, 17, 18, 19, 20, 22 e 23 de dezembro, das 9h às 20h. Após o dia 23, as vendas irão ocorrer exclusivamente no Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura.
Todos os itens comercializados pela Economia Solidária são produzidos artesanalmente por empreendedores londrinenses. Ao todo, são 25 empreendimentos e aproximadamente 130 profissionais envolvidos neste ano.
Os produtos comercializados são diversos e entre os itens estão alimentos como panetones, chocotones e bolachas natalinas artesanais; além de outros objetos de artesanato e decoração, como guirlandas, presépios, árvores de Natal, panos de prato, toalhas de mesa e enfeites natalinos.

Segundo a gerente de inclusão produtiva da SMAS, Carolina Arfelli Bungart, o Programa de Economia Solidária se traduz como uma importante iniciativa para movimentar a economia de toda uma cadeia produtiva londrinense. “Os produtos são feitos artesanalmente por grupos de, no mínimo, três pessoas, que trabalham de forma coletiva. A matéria prima para as produções são adquiridas aqui mesmo no município, ou seja, comprando os produtos da economia solidária você estará obtendo de quem produz e fortalecendo a economia local”, explicou.
Para a empreendedora e artesã Érica Satie Enomoto Ribeiro, que participa do Programa Municipal de Economia Solidária (PMES) desde 2015, a comercialização dos itens no calçadão amplia o público, resultando em um volume maior de vendas. “As vendas são melhores na época do Natal. Gosto muito de participar da Economia Solidária e amo o que faço”, afirmou.
O Centro Público de Economia Solidária não irá realizar vendas nos feriados de Natal e Ano Novo, 25 de dezembro e 1º de janeiro, respectivamente, além de aderir aos recessos dos dias 24, e 31 de dezembro, e também do dia 2 de janeiro. As atividades serão retomadas normalmente no espaço no dia 5 de janeiro.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), via Projeto de Inclusão Produtiva, o Programa Municipal de Economia Solidária (PMES) ocorre em parceria com a Cáritas de Londrina. “Ao promover o empreendedorismo e a economia solidária com responsabilidade, o município fortalece sua base econômica, amplia oportunidades de inclusão produtiva e contribui para um desenvolvimento local mais equilibrado, eficiente e socialmente responsável”, ressaltou a gerente de inclusão produtiva da SMAS, Carolina Arfelli Bungart.
Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




