Cidadão

Projeto da UEL faz evento para lançar site que compara fotos históricas e atuais de Londrina

Será apresentada ao público a plataforma do projeto “Ontem e Hoje”, que reúne imagens de Oswaldo Leite e refotografias produzidas por estudantes da UEL

O projeto “Ontem e Hoje: a evolução da paisagem de Londrina através da fotografia (1950-2020)” realiza nesta terça-feira (16), a partir das 19h30, na Sala de Exposições do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o evento de lançamento do site que reúne parte das fotos históricas do fotógrafo Oswaldo Leite e as recriações feitas pelos estudantes envolvidos na iniciativa.

site conta com fotos originais de Oswaldo Leite comparadas com imagens atuais. Fotos: divulgação

O “Ontem e Hoje”, coordenado pela professora Maria Luisa Hoffmann, refaz os percursos registrados pelo fotógrafo londrinense ao longo de décadas, buscando, por meio da refotografia, evidenciar as transformações urbanas da cidade entre as décadas de 1950 e 2020.“É um trabalho que recupera a memória e também aprimora o olhar dos estudantes. A equipe aceitou desafios importantes e o resultado ficou muito bonito”, afirmou a professora.

Durante o evento, o site será apresentado oficialmente ao público e à imprensa, tornando-se um acervo digital permanente. A plataforma permitirá visualizar, lado a lado, as imagens originais de Oswaldo Leite e as fotografias atuais feitas pelos estudantes, oferecendo uma narrativa visual do crescimento e das mudanças da cidade ao longo de 70 anos.

O professor Roberto Mancuzo, integrante do projeto, reforçou a dimensão formativa da iniciativa. “Os alunos que atuam em projetos dessa natureza ganham não só a experiência da extensão e da prática acadêmica, mas também da cidadania e da responsabilidade social. Ou seja, são estudantes que se qualificam não só para uma profissão, mas para a vida”, disse.

O fotógrafo pioneiro Oswaldo Leite. Foto: arquivo do Museu Histórico de Londrina

A participação do professor Paulo César Boni no projeto, pesquisador referência em fotografia documental e um dos precursores do uso da imagem como ferramenta de recuperação da memória urbana de Londrina, ressalta a relevância histórica do trabalho. “Oswaldo Leite foi o primeiro fotógrafo documentador das obras e das transformações da cidade. Manter viva a memória dele e recuperar a história visual de Londrina é fundamental para compreendermos nossa identidade. Projetos como este constroem legado e estimulam os estudantes a pesquisar, buscar fontes e deixar contribuições para a sociedade”, relatou o professor.

As fotografias recriadas abrangem regiões centrais e áreas de expansão urbana, selecionadas conforme a possibilidade de identificação precisa do ponto original. Em muitos casos, as mudanças na paisagem, como verticalização, alteração de vias e novas edificações, impediram a refotografia, mas também revelam aspectos importantes da transformação da cidade.

Para a estudante Isadora Foglia, participante da equipe, o projeto representa um patrimônio cultural para Londrina. “Aprendi muito sobre fotografia e sobre a cidade. Esse acervo é essencial para conservar a memória histórica e aproximar a população da trajetória urbana de Londrina”, frisou.

O evento é gratuito e aberto à comunidade, mais informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 99839-9399, com Ana Julia.

Texto: de Assessoria de Imprensa

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos