Cidadão

Secretaria da Mulher abre inscrições para 5ª edição do “Artesanato Solidário”

Curso ofertado pelo COM será de confecção de touca de bebê em crochê; peças serão doadas às mães atendidas pela Maternidade Municipal Lucilla Ballalai

O Centro de Oficinas para Mulheres (COM) abre inscrições para a 5ª edição do projeto “Artesanato Solidário”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM). A nova etapa será voltada para a confecção de toucas para bebês em crochê. É necessário ter conhecimento prévio para participar e as interessadas devem entrar em contato pelo WhatsApp (43) 99945-0056 e solicitar a inscrição.

A artesã voluntária Tânia Regina Cordeiro será a responsável pelas aulas, que serão ministradas nos dias 23 e 30 de agosto, na Rua Valparaíso, 189, onde fica a sede da SMPM. As inscrições são gratuitas e abertas para mulheres acima dos 18 anos, no entanto as vagas são limitadas. “A ideia é de que, no primeiro momento, eu ensine como produzir especificamente as touquinhas para os recém-nascidos. Todo o material necessário para a produção será disponibilizado gratuitamente pelo COM e a mesma turma participará dos dois dias de curso. No segundo momento, as toucas produzidas serão doadas às mães, que estão sendo atendidas pela Maternidade Municipal”, explicou Cordeiro.

Foto: Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres/Arquivo

Para a técnica de gestão pública da SMPM, Carina Souza, artesã de crochê voluntária da COM e uma das professoras da última edição, o projeto da SMPM é uma forma de ajudar o próximo. “A experiência de participar da última edição do projeto foi extremamente gratificante, pois essa causa é nobre. Trabalhando aqui na Secretaria da Mulher, nós conseguimos entender o real sentido da sororidade e podemos auxiliar na divulgação do acolhimento da proposta linda que este projeto tem”, destacou. No início de agosto, a SMPM realizou a entrega de mais de 40 toucas à Maternidade Municipal Lucilla Ballalai. Todas as peça foram feitas em crochê pelas alunas e voluntárias do COM.

De acordo com a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, o projeto “Artesanato Solidário” tem como objetivo principal unir práticas de aprendizado e ações de ajuda ao próximo, gerando doações a quem necessita. “Este projeto surgiu com a proposta de ser uma ferramenta de incentivo às habilidades artesanais, unindo essa produtividade à solidariedade, que é o intuito principal: devolver algo para a nossa sociedade. Como a última edição teve uma repercussão muito positiva e uma alta procura, decidimos abrir mais uma turma para dar continuidade a este trabalho, que a SMPM pretende manter permanentemente”, destacou Rampazzo.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, também ressaltou que a nova edição do projeto é fruto do ótimo trabalho que tem sido desenvolvido pelas mulheres voluntárias, valorizando o trabalho de todas as artesãs envolvidas. “Essa nova edição do projeto Artesanato Solidário é ainda mais especial, pois a iniciativa para que repetíssemos a ação surgiu de mulheres de Londrina, após termos divulgado a nossa entrega das toucas para a maternidade. São mulheres que desejam contribuir doando seu tempo e amor”, frisou a secretária.

Outras edições – A 1ª e 2ª edição do projeto “Artesanato Solidário” contou com a confecção de tapetes que foram doados a mulheres vítimas de violência abrigadas pelo “Canto de Dália”. A 3ª edição foi realizada durante a campanha nacional do Outubro Rosa e destinou todos os tapetes confeccionados às mulheres atendidas pelo Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (CAPC).

Segundo a SMPM, outra edição do “Artesanato Solidário” já está sendo preparada pela secretaria para o Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, e que pretende beneficiar mulheres que estão sendo atendidas por instituições de longa permanência para idosos.

Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos