Prefeitura realizou gincana em comemoração ao Dia dos Avôs
Secretaria do Idoso promoveu uma série de atividades voltadas pra interação entre avós e netos
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria do Idoso, promoveu hoje (24), uma tarde de atividades lúdicas direcionadas aos idosos. O evento é em comemoração ao Dia dos Avôs, que será comemorado na próxima quinta-feira (26). Cerca de 300 pessoas participaram do evento, que foi realizado no salão do Santuário Nossa Senhora da Aparecida, na Vila Nova. O evento teve apoio da Secretaria da Cultura.
Entre as atividades do evento, destacou-se uma apresentação musical dos idosos do Asilo São Vicente de Paulo. A Banda de Músicos de Londrina também se apresentou. Foi realizada uma gincana, nas quais algumas provas precisavam ser cumpridas por netos e avós em conjunto. As provas eram culturais de perguntas e respostas sobre atualidades e sobre a história de Londrina. Também ocorreram competições esportivas com premiação de troféus e medalhas.
A secretária do Idoso, Altina Gouvêa, destacou esse tipo de ação. ”Isso é uma novidade na Secretaria do Idoso. Nunca promovemos uma tarde como essa. É um encontro de gerações. As provas da gincana são voltadas para a participação de avós junto com os netos. A idéia é realizar cada vez mais eventos que promova esse intercâmbio entre gerações.”
Iraci Machado participa de eventos da Secretaria do Idoso há muito tempo. Ela aponta essas ações como um atrativo aos idosos. “A gente sai de casa, conversa, dança, conhece bastante gente, se distrai. Trouxe meu neto hoje para participar da gincana, é uma oportunidade para ficarmos juntos.”
Áurea Moreto é coordenadora do grupo de idosos São José Operário, ela levou dois netos ao evento. “Trouxe até uma neta da Austrália. Ela veio visitar a gente e eu a trouxe pra gincana. Temos que aproveitar esses momentos. Nós idosos temos necessidade de estar sempre e ação. Todas as pessoas, não só os idosos, deviam participar desses encontros. É realmente muito bom.”
Telma Pereira, faz parte do grupo da terceira idade do Jardim Tóquio, “A vida continua”, que existe há 16 anos. Ela parabeniza a Prefeitura pela iniciativa “É muito bom pra gente. Movimenta a tarde, traz os netos. A gente escuta uma boa música. É a primeira vez que vai ter a gincana, acho que vai ser muito divertido.”
Nilva Vieira é a coordenadora do “A vida continua”, ela destaca a importância de reunir diversos grupos nesses eventos. “Essa integração é muito legal. Trocamos experiências que são realizadas nos nossos bairros, é muito informativo. Hoje o idoso não é mais aquele que fica em casa, sentado no sofá. O idoso de hoje quer atividade, e quanto mais, melhor.”
Fotos: Luiz Jacobs