Defesa Social divulga balanço das atividades desenvolvidas durante o final de semana
Na manhã de ontem (21) as equipes prestaram apoio a corrida de rua que aconteceu na cidade

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, informa o balanço das principais ocorrências e serviços prestados pelas equipes do setor operacional durante o último final de semana, entre os dias 19 e 21 de agosto.
As equipes da Guarda Municipal prestaram apoio aos órgãos de segurança e trânsito no último domingo (21) durante a meia maratona promovida por uma rede de supermercados da cidade. Foram realizados pontos de bloqueio e não houve registro de incidentes.
Na manhã da última sexta-feira (19) a equipe da Guarda Municipal que realizava patrulhamento pelas imediações do Centro Municipal de Educação Infantil Francisco Quesada Ortega, região leste, visualizou um veículo transitando sem a placa de identificação. Na sequência foi dada ordem de parada por meio do sinal luminoso.
O condutor informou à equipe que não possuía a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Diante do flagrante foram lavrados autos de infração de trânsito pelas infrações cometidas e feito recolhimento do veículo ao pátio municipal.
Mandado de prisão
Uma equipe da Guarda Municipal realizava patrulhamento preventivo pelas imediações da Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra, região leste, no final da tarde de sexta-feira (19), quando visualizou um homem em atitude suspeita. Após abordagem foi constatado que havia um mandado de prisão pelo crime de furto pendente no sistema. Diante do fato a equipe deu cumprimento à ordem judicial e encaminhou o homem para o Centro Integrado de Triagem de Londrina (CITL).

Segurança de dignitários
Na tarde da última sexta-feira (19) as equipes do setor operacional da Guarda Municipal acompanharam a visita do cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson, durante visita à Praça Primeiro de Maio, ao lado Concha Acústica, região central, para inauguração da primeira Cabine Literária da cidade.
Achado de entorpecente
A Guarda Municipal de Londrina, por meio de uma equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM), realizava patrulhamento preventivo pelo entorno da Escola Municipal José Gasparini, região norte, no final da manhã de sábado (20), quando visualizaram o portão do estacionamento da unidade de ensino aberto.

Os guardas fizeram a verificação na parte interna não viram sinais de arrombamento no local. Porém, próximo ao muro foi possível localizar um pacote com dezenas de substâncias entorpecentes (maconha, cocaína, crack e ecstasy). Diante do flagrante a equipe encaminhou as drogas para a delegacia de plantão de Polícia Civil.
Prisão de suspeito
Uma equipe da GM realizava patrulhamento pelos próprios públicos da região oeste, nas imediações da rua Figueira, na tarde de sábado (20), quando foi chamada por populares para atender uma ocorrência em que um homem foi flagrado furtando objetos.
Os guardas municipais conversaram com o solicitante que informou que o suspeito que seria funcionário da vítima foi visto dentro do veículo furtando várias ferramentas de trabalho. A equipe fez a consulta do nome do suspeito no sistema e identificou ainda que o homem estava foragido da justiça. Diante do fato ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para central de flagrantes da Polícia Civil.

Demais ações
No decorrer do fim de semana, as equipes da Guarda Municipal prosseguiram com a intensificação do patrulhamento preventivo nas áreas de lazer, unidades de saúde, unidades escolares, conselho tutelar, capelas mortuárias, entre outros prédios da Prefeitura.
As centrais de emergência 153 da GM e 199 da Defesa Civil, inclusive o aplicativo 153 cidadão, estão disponíveis para a população fazer denúncias ou solicitar apoio. Os serviços funcionam 24 horas por dia.