Prefeito participa da Semana de Aleitamento Materno
Esclarecer a comunidade sobre a importância do apoio e manejo da amamentação é um dos objetivos do trabalho
O prefeito de Londrina, José Joaquim Ribeiro, participou, nesta tarde (1), da abertura oficial da 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno. Através da Secretaria Municipal de Saúde e Comitê de Aleitamento Materno (Calma), a solenidade que deu início a diversas atividades de hoje até a próxima terça-feira (7), foi realizada na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai.
A 20ª edição da Semana tem como objetivo esclarecer a comunidade sobre a importância do apoio e manejo da amamentação, além de pactuar com profissionais da saúde e equipes do programa Saúde da Família, a realização de ações que contribuam para o resgate e apoio da prática da amamentação.
Em seu discurso, José Joaquim Ribeiro valorizou o espírito familiar e a importância do trabalho prestado pelos funcionários da área da saúde. “Eu sou muito família. Já tive contato com muitas crianças, por isso, acredito que o ato de amamentar é uma das maiores provas de amor existente”, afirmou. “Quero agradecer ao belíssimo trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. É um trabalho excepcional”, destacou.
O secretário municipal de Saúde, Edson Antonio de Souza, valorizou as atividades que serão desenvolvidas ao longo da semana. “Nós temos ações todos os dias, inclusive, sendo realizadas nos hospitais e no centro da cidade. A intenção, além de aumentar ainda mais o aleitamento materno, é conscientizar as mães para que amamentem até pelo menos seis meses de vida”, informou.
Cerca de 70 profissionais da área da Saúde vão visitar maternidades e hospitais da cidade para homenagear as mães e os bebês. Eles também vão entregar brindes e uma camiseta para cada respectivo filho.
A coordenadora do Comitê de Aleitamento Materno (Calma), Lilian Poli de Castro, destacou que a Semana Mundial é uma mobilização anual, para promoção e divulgação da importância do aleitamento materno à vida de mães e bebês. “A semana ajuda a propagar as vantagens e desfazer os mitos que envolvem esse ato que tanta autoconfiança confere às mães”, disse.
Programação
Amanhã (2), das 9h às 17h, os profissionais da saúde darão orientações sobre o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável de crianças de até dois anos, no Calçadão em frente ao Banco do Brasil. No local, a população poderá entregar frascos de vidro vazios para o Banco de Leite Humano do município e os participantes do Programa Municipal de Economia Solidária estarão comercializando produtos confeccionados para a comemoração da semana.
Já na sexta-feira (3), pela manhã, haverá palestra sobre “Segurança Alimentar e Nutricional” para os 15 nutricionistas do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (NASF). A palestra será realizada pela presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Ester Regina Bentos dos Santos, no anfiteatro da Vila da Saúde, que fica na rua Santa Catarina, 584.
A 20ª Semana “Amamentar é Pensar no Futuro” é organizada pelo Ministério da Saúde e idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno. Mais de 150 países realizam atividades em prol da mobilização em defesa do aleitamento materno. A intenção é ajudar na conscientização da importância da amamentação exclusiva com leite materno para crianças de até seis meses e, com isso, auxiliar na diminuição do índice de mortalidade infantil.
Fotos: Luiz Jacobs