Destaques

Estação de embarque provisória do Ouro Verde entra em funcionamento

Estrutura montada na avenida Lucílio de Held, região norte, será utilizada durante as obras de reconstrução do terminal de transporte coletivo

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo em Londrina, colocará em funcionamento nesta quarta-feira (24), a partir das 13h30, a estação de embarque e desembarque provisória que atenderá os usuários do Terminal Ouro Verde, na região norte, durante as obras de reconstrução da atual estrutura. Os trabalhos foram iniciados pela Prefeitura no último dia 13 e devem durar 11 meses.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Instalado na avenida Lucílio de Held, entre as ruas Fulgêncio Ferreira Neves e Pastor Judithe do Carmo, o terminal provisório abrigará as 14 linhas que hoje passam pelo Ouro Verde. Para dar suporte aos cerca de 13 mil passageiros que utilizam o local diariamente, foi realizada a instalação de alambrados, guaritas, catracas, sanitários, pontos cobertos, bancos e lixeiras.

A área de embarque, desembarque e integração irá operar das 5h à 0h30 e, por enquanto, não estão previstas alterações nos horários de partidas dos coletivos. A CMTU irá monitorar a operação das linhas e, se necessário, poderá fazer ajustes.

O diretor de Transportes da CMTU, Wilson de Jesus, ressaltou que os usuários do sistema deverão estar atentos aos pontos de embarque, que estarão posicionados em locais diferentes para viagens no sentido centro e em direção aos bairros. “Será necessário que os clientes se familiarizem com as posições de embarque e desembarque das linhas que utilizam e, para isso, haverá funcionários das concessionárias e da CMTU prestando informações e orientando a população”, destacou.

Foto: Divulgação CMTU

Alterações no trânsito – Com a interdição do Terminal Ouro Verde para as obras de reconstrução e a inauguração da estrutura provisória montada na avenida Lucílio de Held, o trânsito nas imediações dos dois locais recebeu modificações

O objetivo das mudanças é facilitar a entrada e saída dos ônibus do espaço de integração temporário, bem como oferecer mais segurança aos usuários do transporte coletivo e moradores do entorno.

Uma das alterações executadas foi o fechamento da baia de acesso à Lucílio de Held pela avenida Winston Churchill, na direção centro – norte. Ao lado da alça obstruída, no sentido oposto da via, foi feita uma abertura – que será controlada por semáforos – para que os coletivos possam sair da Lucílio de Held diretamente para a zona norte.

Foto: Divulgação CMTU

Devido ao fechamento, a partir de agora o motorista terá de seguir até a rotatória do Ouro Verde para chegar à região do jardim Coliseu. Outra opção é efetuar o retorno no semáforo logo após a avenida Henrique Mansano, chegando ao bairro a partir da rua Arcindo Sardo.

Outra novidade é que, como a pista leste – oeste da Lucílio de Held estará reservada à circulação e parada dos ônibus, o fluxo de veículos em direção à avenida  Aracy Soares dos Santos deverá ocorrer por rotas alternativas.

Para transpor o terminal provisório, o condutor terá de converter na primeira via à esquerda, na rua Fulgêncio Ferreira Neves, acessar à direita a rua João Ribeiro e permanecer nela por duas quadras. Em seguida, na rua Cintia Kiyomi Tackahashi, o motorista deverá outra vez virar à direita para, finalmente, retornar à Lucílio de Held.

Para coibir o excesso de velocidade, a CMTU implantou quatro lombadas na avenida e outras duas na rua João Ribeiro, totalizando seis redutores. Com o intuito de chamar a atenção de pedestres, condutores e motociclistas, a companhia instalou, ainda, dois painéis digitais para a exibição de mensagens de alerta.

Outra iniciativa implementada, visando dar segurança ao movimento de retorno dos veículos do transporte coletivo, foi a mudança de sentido na rua Pastor Judithe do Carmo. No trecho de um quarteirão entre a Lucílio de Held e a João Ribeiro, a via funcionará em mão única na direção norte – centro.

Projeto do novo Terminal do Acapulco. Imagem: reprodução

Novo terminal – Com R$ 12.610.351,08 em investimentos, o Terminal Ouro Verde será totalmente remodelado. Passará dos atuais 820,25 m² em área construída para 3.874,27 m², contemplando a ampliação das pistas dos ônibus, a colocação de cobertura metálica com estrutura de isolamento térmico e acústico, novas instalações hidráulicas, elétricas, pintura, iluminação, sinalização, sistemas de voz, telefônico e de câmeras de monitoramento.

As melhorias previstas incluem também novas plataformas, sanitários, fraldário, paraciclo, piso tátil, escadas e rampas de acessibilidade, guarda-corpos, bancos com encosto, guaritas de bilheterias e fiscalização, bicicletário, vestiários, entre outros equipamentos. A reconstrução integra o pacote de iniciativas voltadas à implementação, no município, do sistema de transporte coletivo Bus with High Level of Service (BHLS, conhecido como Superbus).

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos