Projeto “Palestra nas Escolas” da Guarda Escolar prevê atendimento a 5.400 crianças
Durante duas semanas, após o início do segundo ciclo, as equipes já atenderam 839 crianças dos quartos anos das escolas municipais

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) deu início, no último dia 15 de agosto, ao segundo ciclo do projeto “Palestras nas Escolas”. Neste semestre está sendo trabalhado o tema “Violência Intrafamiliar” para os alunos dos quartos anos das escolas municipais. A instituição estima atender aproximadamente 5.400 alunos de 251 turmas das 88 unidades de ensino. Até o momento 839 alunos já receberam as informações.
Durante a palestra, os guardas municipais conversam sobre violência física, psicológica, moral, sexual, negligência, patrimonial, cyberbullying, bullying, entre outras formas que infelizmente acometem pessoas com deficiência, idosos, crianças e mulheres. As equipes informam ainda quais sãos os canais corretos para que quem sofre algum tipo de violência possa denunciar.

A supervisora do grupamento escolar, Cássia Munhoz, relatou a importância do tema para prevenir casos de violência. “No 2º semestre de 2021 algumas crianças relataram situações de violência que haviam sofrido ou presenciado. Estes relatos foram encaminhados ao Conselho Tutelar para providências. Neste semestre esperamos contribuir mais uma vez, para a prevenção levando informações às crianças sobre os tipos de violência intrafamiliar, as formas de evitá-las ou denunciá-las, e ainda receber os relatos dos alunos que possam estar sofrendo algum tipo de violência, contribuindo com a escuta e encaminhamento da denúncia aos órgãos competentes”, explicou.
Todos os servidores do grupamento escolar da Guarda Municipal estão capacitados pelo curso de escuta especializada, promovido por membros da rede municipal de proteção à criança e ao adolescente, que traz informações sobre técnicas de como proceder em caso de manifestação espontânea de alguma criança que sofre ou convive em ambiente hostil.
Palestra para os responsáveis

No começo da noite de quinta-feira (25), a Guarda Escolar ministrou a palestra “Família Educa, Escola Ensina” para os pais e responsáveis pelos alunos que estudam na Escola Municipal Eugênio Brugin, região sul. A ação é um complemento ao tema trabalhado com os alunos e tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre condutas reprováveis por parte dos alunos que podem ser evitadas.
Maria Castorina é avó de seis crianças que estudam na escola e gostou do que aprendeu. “Nesta palestra eu aprendi muita coisa que eu gostaria de ter aprendido há 15 ou 20 anos, mas não foi tarde para mim porque o que eu aprendi será repassado para os meus netos. Eu adorei a palestra, queria que ela viesse mais vezes e que tivesse mais pais aqui”, disse.
A coordenadora da escola, Fabiana Rodrigues dos Santos, agradeceu a prestatividade da instituição. “A gente tem essa parceria com a Guarda Municipal tanto no trabalho com as crianças, quanto nas palestras voltadas para as famílias. Sempre que precisamos nós temos uma resposta imediata, portanto só temos a agradecer a guarda”, concluiu.
Sobre
O projeto “Palestras nas Escolas” é desenvolvido pela Guarda Municipal de Londrina, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME). Durante a exibição do conteúdo e visitas às escolas, os guardas aproveitam para tirar eventuais dúvidas sobre o funcionamento do serviço, por meio da divulgação do projeto “Informar para Proteger”.