Prefeitura entrega Escola Tereza Canhadas Bertan após reforma e revitalização
Local ganhou mais duas novas salas de aulas, as quais permitirão abrigar mais 86 crianças, com turmas de educação infantil, fundamental e sala de recursos multifuncional
Mais uma unidade escolar da cidade foi entregue revitalizada pela Prefeitura de Londrina nesta segunda-feira (29), quando a comunidade do Jardim União da Vitória 4, na região sul, celebrou a reforma e melhorias realizadas na Escola Municipal Professora Tereza Canhadas Bertan. O prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, participaram do encontro, repleto de momentos alegres e homenagens com a presença de alunos, professores, familiares e membros da comunidade escolar em geral.
Por meio das obras, diferentes ambientes da escola foram recuperados para trazer mais conforto e aprimorar o atendimento aos mais de 370 alunos que lá estudam, bem como oferecer melhores condições de trabalho aos professores, gestores e demais funcionários. O principal trabalho foi a construção de duas novas salas de aula, as quais atenderão mais de 80 alunos, entre os períodos matutino e vespertino, sendo uma sala destinada para a educação infantil e ensino fundamental, e outra que será uma sala de recursos multifuncional e para atividades de contraturno.
As novas salas criadas ganharam mobiliário novo e, em breve, a Prefeitura entregará mobiliário novo também para todas as salas desta unidade. Outras melhorias foram serviços de pintura externa e área internas, manutenção e adequações no prédio, envolvendo revisão hidráulica e elétrica, troca de janelas, vidros, portas e outros dispositivos. Isto ocorreu em locais como os sanitários, salas de aula e administrativas, portões, quadra de esportes, refeitório e outros. Ainda houve correções em partes do piso e cobertura, e a instalação de 16 novos ventiladores. Em breve, será entregue o novo parquinho, também parte dessa obra.
A escola atende alunos do P5 até o 5º ano. Com a reforma, agora possui 10 salas de aula, além de quadra esportiva, biblioteca, salas de direção, coordenação e dos professores, sanitários, pátio, cozinha e refeitório.
A obra advém de uma contrapartida, obrigatória por lei, da empresa Loteamento Donna Carmela SS com o município, em decorrência da construção de um loteamento no Conjunto Habitacional Jamile Dequech. O investimento foi de aproximadamente R$ 560 mil.
No encontro de entrega, o prefeito Marcelo Belinati saudou e parabenizou os alunos da escola e toda a comunidade escolar presente. “Estou feliz em, mais uma vez, poder vivenciar uma entrega de revitalização na rede municipal. A escola ficou muito linda e a reação de vocês hoje, com todo esse carinho que estamos recebendo, reflete a boa energia do espaço. Isso é fruto de um projeto consistente em prol da nossa educação, que hoje é uma das melhores do Brasil. A região do União da Vitória é muito importante e uma das mais queridas da cidade, merecendo a atenção que nossa gestão tem dado para os moradores deste local”, comentou.
Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, a obra é uma vitória para os moradores do bairro e para toda a equipe de trabalho da escola revitalizada. Ela lembrou que esta é a 23ª unidade escolar entregue revitalizada, apenas em 2022, entre escolas, CMEIs e CEIs (filantrópicas). “O ambiente de vocês aqui é incrível, está pulsante, e só reforça como é fundamental o trabalho que a Prefeitura vem realizando para reestruturar as unidades escolares. Continuaremos entregando nas próximas semanas mais reformas. A comunidade escolar reconhece a qualidade dos serviços, os professores e alunos também, e isso tudo faz a diferença. É importante mostrar para as crianças o que foi feito, para que entendam que há um esforço por trás disso e que a escola precisa ser cuidada”, disse.
Os pequenos alunos presentes no encontro cantaram uma canção com rimas em homenagem ao prefeito e sua equipe, e tanto ele como a secretária Maria Tereza Paschoal receberam cartas e homenagens dos participantes. A música, com foi composta por Marcelo Adriano, 15 anos, que é morador do bairro e já estudou na escola.
A diretora da Escola Municipal Professora Tereza Canhadas Bertan, Daniela Diniz, comemorou o trabalho de revitalização. Ela frisou que a unidade teve a oportunidade de solucionar vários problemas e, com as melhorias, agora está colorida, bonita, mais segura e agradável. “Estava faltando ‘vida’ em nosso ambiente, ganhamos duas salas novas e equipadas, reformamos várias coisas que estavam na espera e tudo foi realizado com muita qualidade”, apontou.
Diniz salientou que o envolvimento da comunidade escolar, Associação de Pais e Mestres e Conselho Escolar é muito importante neste processo de buscar melhorias para a unidade. “O trabalho em união facilita o alcance de conquistas como essa. Agradecemos a todos os nossos professores e funcionários, familiares das crianças, à Secretaria Municipal de Educação e ao prefeito Marcelo Belinati pela atenção voltada à educação municipal. Agora, cabe a nós zelar por nossa escola e manter esse local alegre como está hoje”, completou.
Uma das mães de alunos participantes do evento de entrega foi Deborah Fernandes. Moradora do Jardim União da Vitória, ela tem dois filhos estudando na escola, no 2º e 4º anos. “A reforma ficou excelente, muito linda, melhorou bastante o visual e a qualidade das salas e espaços. As crianças estão felizes, as mães e pais animados, e o pessoal que trabalha aqui igualmente”, avaliou Fernandes, enquanto ajudava voluntariamente a entregar algodão doce aos alunos em uma sala.
A Escola Municipal Professora Tereza Canhadas Bertan iniciou suas atividades no ano 2001, como conquista da comunidade do bairro. A comunidade atendida pela escola originou-se do assentamento de famílias e, desde então, vem recebendo famílias de vários bairros da cidade. A escola recebeu esse nome em homenagem à educadora londrinense Professora Tereza Canhadas Bertan, pioneira na educação e pedagogia em nosso município.
Texto: Renan Oliveira e Dayane Albuquerque