Escolas municipais recebem o espetáculo “Perigo Invisível” da Cia BuZum!
Com apresentações gratuitas, trupe leva cultura e informação para crianças por meio da arte do teatro de bonecos; agenda prossegue nesta quinta (1º) e sexta-feira (2)

Ao longo desta semana, cinco escolas públicas municipais de Londrina estão recebendo o espetáculo teatral “Perigo Invisível”, teatro de bonecos apresentado pela Cia BuZum!, de São Paulo (SP). As unidades educacionais são administradas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e o espetáculo é uma iniciativa da Secretaria Especial da Cultura, por meio do Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e pela CCR Aeroportos.

De acordo com a diretora de produção da Cia BuZum!, Mari Gutierrez, o espetáculo “Perigo Invisível” se passa na Central dos Germes Maus. “Na história, Fungoso, Dona Bactéria e Virulão querem infectar o maior número de crianças possível, e aproveitam dos maus hábitos de higiene para colocar o plano em prática. Após algumas crianças ficarem doentes por não lavarem bem as mãos, ou por não escovarem os dentes ou, ainda, por se negarem a tomar banho, elas percebem que bons hábitos de higiene são fundamentais para uma vida saudável. Quando os cuidados corretos são adotados, as bactérias, fungos e vírus morrem e as crianças voltam a ter saúde”, contou Gutierrez.
Com lições tiradas da pandemia, a Cia reflete de forma inteligente e divertida, o quanto hábitos simples fazem a diferença para toda a sociedade. “ A concepção do espetáculo vai ao encontro de uma gama imensa de lições que cada pessoa, seja ela criança seja ela adulto, teve ao longo dos dois últimos anos de pandemia, e o quanto algo invisível, mas altamente contagioso, transformou rotinas e mudou hábitos para sempre”, disse a diretora.
O espetáculo “Perigo Invisível” tem duração de 25 minutos e a faixa etária recomendada é de 3 a 11 anos. Na segunda-feira (29), o grupo se apresentou na E.M Professor Moacyr Teixeira, localizada no Conjunto Habitacional Maria Cecília, região norte. Na terça-feira (30), foi a vez dos alunos do CMEI Antonieta Trindade, também na área norte, assistirem ao espetáculo. Nesta quarta-feira (31), a Cia visitou o CMEI Profª Clelia Regina Guilherme de Almeida Zotelli, região central.

Próximas apresentações – A E.M. Professora Tereza Canhadas Bertan, localizada na Rua dos Assistentes Sociais, 60, no Jardim União da Vitória II, receberá o espetáculo nesta quinta-feira (1º), em dois períodos – manhã e tarde. Na parte da manhã, serão realizadas quatro sessões, às 9h; às 9h40; às 10h20 e às 11h. No período da tarde, serão mais três sessões: às 13h30; às 14h10 e às 14h50.
Na sexta-feira (2), é a vez da Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra, que irá receber a última apresentação de “Perigo Invisível”. Localizada na rua Butiá, 54, no Jardim Marabá, a escola terá apresentações de manhã e à tarde, totalizando sete sessões ao todo. Na parte da manhã, serão realizadas quatro sessões, às 9h; às 9h40; às 10h20 e às 11h. No período da tarde, serão três sessões: às 13h30; às 14h10 e às 14h50.
Sobre a BuZum! – Criada em setembro de 2010, a cia de teatro BuZum! completa 12 anos de experiência neste ano. Durante este tempo, já foram mais de 500 mil quilômetros rodados, 15 mil apresentações realizadas para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, de 11 estados brasileiros, além de Puerto Suarez, na Bolívia.
A Cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, com informações da assessoria de imprensa da Cia BuZum!