Ações de recuperação asfáltica atendem bairros na área sul de Londrina
Programação de hoje (31) contou com as modalidades de tapa-buracos e remoção de pista deformadas por “borrachudos”
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A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), realizou nesta quarta-feira (31), na face sul da cidade, trabalhos para recomposição de vias com trechos de asfalto danificados. Houve serviços de tapa-buracos com a aplicação de massa asfáltica (CBUQ) convencional, feita por maquinários, e também, manualmente, com uso de asfalto frio ensacado, além da remoção de “borrachudos” – partes de pista com deformidades onduladas.
Ao todo, quatro equipes foram mobilizadas para executar as melhorias, feitas ao longo da manhã e da tarde.
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Dois locais da região sul receberam as atividades de manhã, desenvolvidas por meio de tapa-buracos nas ruas Moacyr Teixeira e Cláudio Damiano Stasiak, na área das Terras de Santana. Nesses pontos, os serviços foram executados com utilização de massa asfáltica transportada por caminhão de grande porte e compactada por máquinas compressoras.
Já à tarde a mesma operação ocorreu, ainda na região sul, no bairro Jardim Piza. Nesta localidade a SMOP atuou nas ruas Sebastião Antônio Callero e Edmundo Gonçalves. Outra via atendida nessa parte do município foi a rua Lírio dos Vales, que fica no Parque das Indústrias.
Essas tarefas foram realizadas com a aplicação de CBUQ a frio, mesmo material do asfalto convencional, mas que pode ser colocado diretamente nas áreas com buracos, independente das condições climáticas, sem que o piso precise, necessariamente, passar por compactação automática.
Outra modalidade de recomposição asfáltica que integrou a agenda desta quarta-feira (31) foi a remoção de trechos com “borrachudos”, que teve continuidade na rua Dr. Gilney Carneiro Leal, no Conjunto Jamile Dequech, região sul. Esse tipo de deformidade na pista, que fica afetada principalmente nas laterais, acarreta em ondulações que trazem riscos aos condutores de veículos. Por isso, em locais com essa característica é preciso fazer a remoção dos trechos saturados e recriar as camadas de pista com nova capa asfáltica.