CMTU leva educação no trânsito a escolas
Atividades serão desenvolvidas na Escola Municipal Carlos Kraemer e na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes
A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), leva amanhã (16) à Escola Municipal Carlos Kraemer, que fica na rua Tremembés, 791, na Vila Casoni, e também à Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, na avenida São João, 965, na vila Siam, atividades educativas sobre trânsito para os estudantes.
Na parte da manhã, na escola Carlos Kraemer, será apresentado um teatro de fantoches. A diretora auxiliar do colégio, Vânia Matos, contou que a escola já desenvolve um projeto de educação no trânsito com as crianças, e a intervenção da CMTU vem pra agregar ainda mais. Cerca de 600 crianças integram o programa “Educação no trânsito” desenvolvido na escola. “Desde pequenos ensinamos as crianças como se comportarem como passageiros e também como pedestres. Sempre as conscientizando da melhor forma, para que se mantenham em segurança.”
No período da tarde a Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes é quem recebe a equipe da CMTU. Lá serão apresentadas palestras e desenvolvidos jogos educativos voltados ao tema trânsito, como memória e trilha, sempre promovendo a interação entre os estudantes. A agente da Companhia, Danielle Pizaia, explicou que as ações são específicas de acordo com a faixa etária das crianças atendidas.
Daniele Pizaia contou que desde o início do programa em 2011, mais de 50 escolas foram atendidas. “Atendemos todos de acordo com agenda. Quem tiver interesse pode ligar para o nosso setor de trânsito, no 3329-3592, que com certeza atenderemos de acordo com a disponibilidade.”
Escola em ação, trânsito cidadão
A CMTU finalizou esta semana o projeto “Escola em ação, trânsito cidadão”. O projeto atendeu três escolas situadas na região central da cidade que tinham problemas para o embarque e desembarque de crianças. Uma campanha foi realizada com os alunos, que inclusive panfletaram sobre o tema.
Outra ação desenvolvida foi levar os estudantes às ruas, para verem como é o trabalho de um fiscal da CMTU. Os alunos abordavam motoristas e pedestres que estavam cometendo algum tipo de infração, e tentavam instruí-los a agir da maneira correta.