Biblioteca Pública Municipal receberá troca de piso interno e de mobiliário
A partir de segunda-feira (5), a sede da Biblioteca Pública Professor Pedro Viriato Parigot de Souza estará fechada ao público; orientação é procurar a biblioteca municipal mais próxima de sua residência

A partir da próxima segunda-feira (5), a Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza estará fechada para o atendimento ao público, pois passará por uma reforma. A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, revitalizará todo o piso interno e fará a troca do mobiliário do local.
A revitalização inclui a restauração do piso interno, com lixamento e polimento de todos os tacos e a substituição dos danificados, assim como do rejunte antigo. Será aplicado um verniz transparente antichama em toda a extensão, para renovar, proteger e tratar a madeira do piso. Os balcões de atendimento, que estão danificados pelo uso e pelo tempo, serão trocados por novos, e equipamentos de informática serão adquiridos. “As obras não começarão na segunda-feira, mas nós precisaremos desocupar a biblioteca, para que os funcionários possam trabalhar em todo o piso da parte interna da biblioteca. Ficaremos fechados ao público desde segunda, porque vamos encaixotar os livros, desmontar as prateleiras e mesas, guardar as cadeiras e todas as outras coisas. Porém, todas as demais bibliotecas estarão à disposição da população”, explicou a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo. As obras iniciam após este trabalho interno realizado pela equipe da Biblioteca que deve levar cerca de 7 a 10 dias para a finalização.

A Prefeitura de Londrina destinará R$ 240 mil para a revitalização do espaço, que foi inaugurado em 4 de setembro de 1951 e, por isso, é considerado o primeiro centro cultural de Londrina. Segundo o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, essa obra é um presente que a Prefeitura de Londrina está dando para a Biblioteca, que é um prédio histórico extremamente importante para a cidade. “Neste mês de setembro, a Biblioteca Pública Municipal encerra as festividades dos seus 70 anos de aniversário com chave de ouro: a reforma do piso, que faz parte de um conjunto de mudanças feitas na estrutura e no mobiliário da biblioteca. Isso tudo deve-se graças ao investimento da gestão do prefeito Marcelo Belinati e podemos dizer que as comemorações dos 70 anos da biblioteca foram intensas, lotaram os salões com diversas atividades e fortaleceram o vínculo da biblioteca com a comunidade. Hoje, ela está se consolidando como um grande centro cultural, no espaço mais nobre de Londrina que é o centro histórico da cidade”, ressaltou Pellegrini.
Durante cerca de 60 dias, o sistema de empréstimos de livros da Biblioteca Pública Municipal central ficará fechado. Porém, a comunidade poderá buscar o mesmo serviço em qualquer uma das outras bibliotecas municipais. Quem pegar algum livro emprestado na sede central e o prazo de entregar vencer na próxima semana, deverá entregar o exemplar na Biblioteca Infantil, que fica ao lado da sede da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em frente à Concha Acústica (Praça 1º de Maio, 110, Centro).
Continuarão abertas ao público: a Biblioteca Especializada Infantil, Biblioteca Ramal Padre Adelino de Carli (antiga Biblioteca Ramal Vila Nova; Biblioteca Ramal Lupércio Luppi (zona norte); Biblioteca do CEU -Centro de Artes e Esportes Unificados (zona oeste); Biblioteca Especializada de Arte Francisca Campinha Garcia Cid (centro) e a Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati (zona sul). A lista completa com os endereços e horários de funcionamento de cada uma delas está disponível no site da Prefeitura de Londrina (https://portal.londrina.pr.gov.br/bibliotecas).
Reforma externa – A Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza já passou por outras melhorias durante a atual administração. Em maio de 2020, o prefeito Marcelo Belinati entregou a reforma exterior da biblioteca, que recebeu uma pintura completa da fachada; troca do telhado; reparos no madeiramento de cobertura e readequação das calhas de água; e renovação da calçado no entorno. No mesmo mês, o espaço foi tombado e considerado Patrimônio Cultural do Município, conforme a Lei de Preservação do Patrimônio Cultural de Londrina (nº 11.188, de 2011).