Prefeito Marcelo libera recursos para revitalização interna da Biblioteca Pública
Piso de madeira será lixado e sintecado, e novos móveis e equipamentos de informática serão adquiridos para melhorar o atendimento ao público

Na manhã desta sexta-feira (3), o prefeito Marcelo Belinati assinou o decreto liberando R$ 240 mil para as obras de revitalização interna da Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, localizada Avenida Rio de Janeiro, 413, no Centro. A suplementação orçamentária servirá para a renovação do piso interno e para a troca do mobiliário de atendimento ao público, incluindo os balcões de atendimento e equipamentos de informática.
A liberação dos recursos faz parte do presente de aniversário de 70 anos da Biblioteca Pública Municipal, que foi inaugurada em 4 de setembro de 1951, sendo considerado o primeiro centro cultural de Londrina. Em maio do ano passado, o prefeito Marcelo Belinati já havia entregado a reforma exterior da Biblioteca, que recebeu uma pintura completa da fachada; troca do telhado; reparos no madeiramento de cobertura e readequação das calhas de água; e renovação da calçado no entorno.

No mesmo mês, o espaço foi tombado e considerado Patrimônio Cultural do Município, conforme a Lei de Preservação do Patrimônio Cultural de Londrina (nº 11.188, de 2011). “A Biblioteca Pública Municipal, amanhã, completará seus 70 anos. Hoje, a gente teve a grata satisfação de finalizar o trabalho que foi iniciado na administração anterior, com a feitura dos projetos de conservação, restauração e reforma do prédio histórico da biblioteca. Na primeira etapa, foi feita a parte externa, porque as calçadas estavam deterioradas e o telhado estragado, até chovia dentro. Agora, estamos autorizando o início da restauração interna da biblioteca, com a revitalização do piso de madeira”, esclareceu o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati.

Com a revitalização interna, todo o piso de madeira será lixado e raspado para retirar as camadas de cera e verniz mais antigas. Posteriormente, será polido e passado o sinteco, que é uma resina transparente que renova, protege e trata a madeira do piso.
“Sabemos de toda dificuldade orçamentária que temos no Município, mas o prefeito Marcelo Belinati entende as nossas necessidades e tem muita sensibilidade. Agora, ao oferecer a suplementação orçamentária de R$ 240 mil, completa-se a reforma do prédio e poderemos adquirir novos computadores, que é uma exigência trazida pela pandemia. Hoje, tivemos uma manhã muito bonita!”, disse o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, disse que visitou a Biblioteca e após pedido dos funcionários, conseguiu com o trabalho de técnicos da Secretaria, alocar os recursos necessários para as obras de revitalização interna. Para ele, é um privilégio para Londrina ter um espaço público como o da biblioteca. “Eu frequentava muito a biblioteca quando era adolescente, porque não tinha internet. Ela mexia com meu imaginário: o mundo estava a minha frente através dos livros. A biblioteca é um instrumento que leva conhecimento e cultura, e ajuda na promoção da igualdade e da cidadania”, disse Canhada.
O secretário de Governo, Alex Canziani, lembrou que os recursos financeiros são finitos, mas é preciso realmente ter sensibilidade para aplicá-los em prol do bem público, especialmente, na área cultural. “O prefeito Marcelo Belinati foi o primeiro, depois de muitos anos, a adquirir novos livros para a biblioteca, que é um espaço histórico tão importante para a cidade. Ele também entregou calçadas novas e a reforma da estrutura física da biblioteca, que ficará completa com o piso renovado. Os recursos são escassos, mas é preciso ter sensibilidade para colocar a cultura como uma das prioridades”, lembrou Canziani.

Durante a oportunidade, o prefeito recebeu de presente dos servidores da Secretaria de Cultura, uma camiseta branca com o desenho de uma flor vermelha. O artista Maikon Nery doou a arte, que mostra um conjunto de livros abertos formando a flor e, ao lado dela, uma estrela, que simboliza todas as regiões da cidade, de norte a sul e de leste a oeste. “O desenho dos 70 anos foi feito pelo artista Maikon Nery e simboliza o renascimento e o florescer do conhecimento trazido pelos livros. Nossa intenção é dar visibilidade à biblioteca pública e aos livros, porque sabemos da importância fundamental deles para a formação do ser humano e para a transformação da sociedade”, pontuou a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo.

Atividades comemorativas – Além desse anúncio, a Secretaria Municipal de Cultura instalou a exposição fotográfica “70 anos da Biblioteca Pública de Londrina”, no saguão da Prefeitura de Londrina. Ela conta com 20 fotografias, que trazem a história do início do funcionamento da biblioteca, em 1951, e os projetos realizados nos dias atuais. A exposição ficará aberta ao público até o dia 30 desse mês. Depois, ela deve percorrer outros prédios públicos, como a Câmara Municipal de Londrina.

Outra forma de comemorar o aniversário da Biblioteca Pública Municipal será a iluminação decorativa da fachada da biblioteca. Através de uma parceria com a Sercomtel Iluminação, o prédio da biblioteca será iluminada com as cores azul e verde, a partir de amanhã. Para isso, foram instalados quatro holofotes RGB em LED e três holofotes de vapor metálico. Outras cinco luminárias também foram colocadas no entorno da via pública para reforçar a iluminação decorativa do espaço.
Além dessas atividades, durante o ano, duas novas salas de exposição na Biblioteca Pública Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza serão inauguradas. Uma delas será destinada à cultura afro-brasileira, que poderá ser utilizada pelos professores e alunos em geral, e outra sobre a cultura indígena, especialmente sobre a cultura kaingang.
O público também terá acesso a exposição “Memórias da Biblioteca”, com objetos e fotografias que contam a história da década de 1950 até hoje; exposição de obras especiais e raras na Sala de Exposições José Antonio Teodoro; Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (em outubro); ciclo de palestras e debates sobre a importância das bibliotecas no século XXI; mediação da informação; exposição na sala afro-indígena e sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna Brasileira, de 1922. As comemorações do aniversário da Biblioteca Pública Municipal continuará até setembro de 2022.