Prefeitura realiza Paraná Bom de Bola
Torneio de futebol vai reunir alunos de 17 escolas da cidade; partidas começam na terça-feira (21)
A Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), promove a partir da próxima terça-feira (21), a primeira edição do campeonato de futebol Paraná Bom de Bola. Esse torneio é uma reformulação do antigo Piá Bom de Bola e é uma realização da FEL, do Núcleo Regional de Ensino e da Paraná Esportes, em parceria com o Paraná Soccer Technical Center (PSTC).
Os jogos serão todos realizados no período da manhã no centro de treinamentos do PSTC. A competição vai até sexta-feira (24) e reúne atletas de 17 escolas diferentes. O campeonato é dividido em três categorias: masculino A, para nascidos de 1.995 a 1.997, com 11 equipes inscritas; masculino B, para nascidos entre 1.998 e 2.000, com cinco equipes inscritas, e o feminino B, também para nascidos entre 1.998 e 2.000, que teve duas equipes inscritas.
O sistema de disputa é o eliminatório simples, quem ganha avança para a próxima fase. O assessor de esportes e eventos da FEL, João Borges, explicou que o Paraná Bom de Bola vem suprir uma ausência sentida nas Olimpíadas Escolares, que não tem mais a modalidade de futebol. “O futebol parou de ser disputado nos jogos escolares. Um campeonato específico da modalidade é necessário e uma grande motivação para os atletas.”
Os campeões de cada fase se classificam para as próximas etapas. Borges ressaltou que uma diferença entre a disputa dos jogos escolares e do Paraná Bom de Bola é o patrocínio. “No Paraná Bom de Bola, as equipes que avançam tem suas despesas custeadas nas próximas fases, nos jogos escolares o custo era todo da escola. Muitas escolas não tinham condições de levar os alunos a outras cidades. Com o patrocínio isso não vai acontecer.“
Para Borges, além de promover o esporte entre os alunos, o Paraná Bom de Bola pode ser um celeiro de atletas. ”Campeonatos como esse são uma oportunidade de revelar novos atletas. Em competições desse porte novos talentos aparecem.”