Prefeitura entrega reforma do CEI Victória Mazetti Dinardi no Vila Marizia
Investimento de R$ 146 mil permitiu melhorar as condições gerais do local que atende crianças de 0 a 3 anos

O prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, participaram nesta sexta-feira (9) de um encontro com a comunidade escolar do Centro de Educação Infantil (CEI) Victória Mazetti Dinardi, que passou por obras de revitalização, recebendo diversas melhorias em seus ambientes. Localizado na Vila Marizia, próximo à região central, este CEI é a 24ª unidade educacional filantrópica reformada pela Prefeitura de Londrina em 2022, dentro de um plano inédito de recuperação das instituições da rede municipal de ensino.
No CEI Victória Mazetti Dinardi, inaugurado em 1992, o pacote de serviços permitiu renovar diferentes áreas deste local, paralelamente, de forma inédita. Diariamente, em período integral, lá são atendidos hoje 59 crianças, de 0 a três anos de idade – turmas de CB, C1, C2 e C3.

A reforma contemplou melhorias como pintura geral – interna e externa – da unidade, incluindo as telhas, além da troca de piso no entorno do pátio principal, em banheiros, refeitório, cozinha, lactário e outros setores. A calçada em frente à entrada do CEI, em piso bruto cimentado, que estava danificado, foi substituída por paver com rampa acessível. Ainda foi instalada uma cobertura no solário das crianças, antes uma área descoberta, e colocado alambrado novo neste mesmo ponto.
Outras intervenções foram a troca de portas, peças e outros dispositivos, implantação de novo revestimento nos banheiros, que também ganharam novos chuveiros e louças. O lactário recebeu nova cuba para lavagem, entre outros reparos. O parquinho das crianças foi restaurado, a lavanderia ganhou piso e tanque novos. As obras trouxeram mais novidades como a adaptação dos ambientes internos para criar uma sala de ludoteca e atividades para professores. E uma quadrinha externa com piso de cimento é um espaço criado na parte externa onde as crianças poderão brincar e circular com mais conforto e segurança.
O investimento foi de R$ 146 mil com recursos próprios municipais. O CEI, localizado na rua Brasílio Machado, 160, é mantido pela Casa do Bom Samaritano – Instituto de Promoção Social de Londrina. Essa entidade também é responsável pela gestão do CEI filantrópico Nossa Senhora de Fátima, na mesma região da cidade, cuja entrega foi realizada ontem (8).

O prefeito Marcelo Belinati parabenizou todas as equipes envolvidas na revitalização da unidade, enfatizando a importância do trabalho do Município e o empenho da comunidade no cuidado com as filantrópicas. “Mais uma vez, é preciso ressaltar o grande planejamento e dedicação da nossa Secretaria Municipal de Educação em todo este processo de recuperação das unidades de educação infantil. E sempre faço questão, é claro, de elogiar as entidades gestoras dessas unidades, um trabalho coletivo e colaborativo realizado a muitas mãos por pessoas abnegadas, voluntários que se entregam sem receber por isso e que possuem muita responsabilidade em cuidar da educação dessas crianças”, comentou.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, lembrou que mais de 20 CEIs já foram reformados neste ano pela atual gestão, sendo que as ações seguem a todo vapor em diferentes regiões de Londrina. “Estamos avançando de forma muito positiva e satisfatória com as obras, sempre muito bem recebidas pelos bairros. Feliz hoje, novamente, por ver o sorriso de todos podendo celebrar este momento, e para nós da Educação é incrível poder participar desse conjunto de melhorias em prol do ensino voltado à primeira infância, tão importante para a sociedade”, disse.

Para a diretora do CEI Victória Mazetti Dinardi, Vera Vaz da Silva Scremim, as mudanças realizadas transformaram os ambientes e a atmosfera do espaço, tornando-o mais acolhedor, alegre e aconchegante. Durante o momento de falas, ela se emocionou ao compartilhar seu sentimento com os presentes. “Só posso agradecer ao prefeito Marcelo e à Educação pela atenção dada aos CEIs, bem como valorizar aqui a Casa do Bom Samaritano e todos os seus representantes que cuidam tão bem de tudo o que temos. O CEI estava de um jeito antes, e agora é outro muito melhor”, expressou.

De acordo com o presidente da Casa do Bom Samaritano, Imério Francisco Weber, o processo de obras foi desafiador, porém totalmente recompensador após o resultado dos serviços. “Fizemos de tudo para fazer render ao máximo e poder melhorar a maior quantidade de ambientes, buscando trazer mais qualidade no atendimento às crianças e dando melhores condições às equipes de colaboradores. Foi uma reforma geral, muito proveitosa, envolveu suor, dedicação e carinho, como tudo o que procuramos fazer aqui na região. Obrigado à Prefeitura e a todos que já nos ajudaram e nos ajudam no dia a dia”, frisou.

Voluntária há cerca de dez anos, realizando trabalhos junto ao CEI, Rosângela Quirino esteve no encontro, junto com sua neta Laura, de dois anos. “Sou moradora do Jardim Coliseu, mas me envolvi muito aqui com este projeto no CEI, por conhecer a coordenadora e diretora há muito tempo, e por acreditar no trabalho de todos aqui. Eles dão sempre o seu melhor para cuidar das crianças e atender bem as famílias, tudo é feito com bastante amor envolvido. Eu já tive a oportunidade de trabalhar em inúmeras ações neste local, dando minha contribuição no que posso, e sempre estou disposta ajudar. Fiquei em feliz em ver o espaço reformado, muito mais vivo e bonito”, contou.

A pedagoga Elaine Felício, moradora do Jardim Marizia, também participou da celebração. Ela tem um filho de dois anos frequentando o CEI, e já teve, anteriormente, uma filha e outro filho estudando no local, hoje com 14 e 10 anos, respectivamente. “Conheço muito bem aqui e só posso elogiar o trabalho das professoras, gestores e funcionários, sempre mantendo um local muito acolhedor e respeitoso. Meus filhos sempre adoraram ficar nesse lugar, que agora está ainda mais alegre. Gostei muito da reforma e fico feliz por todos”, relatou.

O encontro de hoje ainda reservou momentos com música e homenagens feitas pelas crianças à equipe da Prefeitura presente, que ganhou lembrancinhas. O prefeito e a secretária Maria Tereza Paschoal fizeram o descerramento da placa da reforma no encerramento do evento.
Também participaram da atividade o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, representantes do CEI Victória Mazetti Dinardi e da Casa do Bom Samaritano, o padre Laurindo da Silva, o presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), João Marcos Machuca de Lima, além de Ismael Santos, que trabalhou nas obras, e servidores da rede municipal de ensino.