Secretaria do Ambiente inicia fiscalização no Ribeirão Lindóia
Sema registrou grande número de denúncias da população por despejo irregular de gesso na cidade, principalmente na região norte
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) começou hoje (27) uma fiscalização na bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia, localizada na região norte da Londrina. O motivo é o despejo irregular de gesso em diversos pontos da cidade, o que resultou em um grande número de denúncias por parte da população. A fiscalização não tem prazo para encerrar.
De acordo com o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, existe uma grande quantidade de resíduos depositados irregularmente, em especial na região norte. “Londrina conta hoje com 60 estabelecimentos que trabalham com gesso. Do total, 20 estão instalados na bacia do Ribeirão Lindóia, precisamos coibir imediatamente e saber a procedência de despejo inadequado”, explicou.
Pereira enfatizou que o descarte irregular causa sérios danos ambientais. “Além da poluição visual, os resíduos podem ser carreados para rios e lagos na primeira chuva da região”, afirmou. O modelo de fiscalização adotado, especificamente nesta ação, está sendo feito de maneira diferenciada. “Os fiscais estão se deslocando até as empresas, que devem apresentar um laudo técnico com detalhes de como está sendo feito o descarte de seus resíduos”, disse o secretário.
As empresas que não apresentarem a documentação solicitada poderão sofrer consequência por crime ambiental.