Pré-conferências do CMELL começam a ser realizadas em Londrina
Promovidas em diferentes regiões da cidade, reuniões darão suporte para a criação de leis municipais em favor do esporte e lazer
Na última quinta (8) e sexta-feira (9), o Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Londrina (CMELL) promoveu duas pré-conferências que abordaram as principais demandas do setor educacional relativas ao esporte e lazer na cidade. As reuniões estão sendo realizadas com o intuito de fazer um levantamento das necessidades da população londrinense, que serão levadas à 2ª Conferência do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, que acontece em novembro.
A primeira das pré-conferências foi promovida no dia 8, no Sesc Londrina Norte, localizado na Avenida Saul Elkind, n° 1555, no Conjunto Vivi Xavier. Participaram da atividade membros de associações de bairro e comunitárias, assim como representantes das secretarias municipais de Saúde, de Defesa Social, de Políticas para as Mulheres e de Assistência Social.
Já a segunda ação foi realizada no dia 9, no Colégio Estadual José Anchieta, situado na Rua Riachuelo, 89, no Jardim Higienópolis (região central). Estiveram presentes as secretarias municipais de Educação e de Cultura, instituições de ensino superior que possuem cursos de Educação Física, instituições educacionais de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio do setor público e privado de Londrina. Também compareceram representantes de diferentes organizações e associações referentes a segmentos como atletas, trabalhadores dos setores de esporte e lazer e usuários das políticas públicas dessa área.
Entre os objetivos já definidos durante os encontros, estão a garantia dos direitos da comunidade e seu acesso a espaços de lazer. Além disso, também é considerado prioritário o incentivo à implantação de projetos locais de desenvolvimento de recreação, esporte, lazer e práticas corporais, de forma contínua e inclusiva.
O presidente do CMELL e representante titular da Secretaria Municipal de Saúde, Geder Harami, destacou a importância das discussões sobre as demandas da cidade. “Esses debates são de imenso valor, pois trazem à tona as demandas que há muito tempo têm sido discutidas nos diferentes campos no qual o esporte e lazer estão arraigados”, ressaltou Harami.
Próximas atividades – No dia 24 de setembro, acontecerá a terceira pré-conferência, com a participação do Conselho Regional de Esporte e Lazer da região sul de Londrina.
Já em 28 e 29 de setembro, as reuniões serão voltadas aos segmentos de instituições, associações e atletas. Além da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), essas pré-conferências envolverão também a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Conselho Regional de Educação Física e associações esportivas. Participarão, ainda, clubes recreativos e ligas municipais, atletas maiores de 18 anos que representam Londrina em jogos oficiais e no esporte adaptado ou paradesporto de Londrina.
Todos os eventos são abertos ao público e as inscrições podem ser feitas on-line (clique aqui).
Em 11 de novembro, será realizada a 2ª Conferência do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, visando estruturar os esforços para a elaboração de leis em prol do esporte e lazer. Ao final das pré-conferências e da conferência, o CMELL irá sintetizar e apresentar de forma pública as demandas e decisões através do seu website, que pode ser acessado pelo público em geral.
Texto: Isabely Ramos, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina