Destaques

Cohab apresenta projeto de moradias de Londrina em congresso na Alemanha

Em evento realizado em Berlim, presidente da Cohab apresenta iniciativa que está sendo desenvolvida com foco na eficiência energética e sustentabilidade

O presidente da Companhia de Habitação (Cohab) de Londrina, Luiz Cândido de Oliveira, está representando o município no 15º Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano, que teve início ontem (13) e será realizado até sábado (17) em Berlim, na Alemanha.

Além de conhecer diversas ações alemãs bem-sucedidas na área de habitação, Oliveira vai participar de mesas redondas em que apresentará o empreendimento inovador que está sendo desenvolvido em Londrina, com foco na eficiência energética e sustentabilidade (saiba mais). De autoria do coletivo Síntese Arquitetura e Urbanismo (Síntese.arq), de Santos (SP), o projeto está sendo implementado através de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), e será construído em um terreno cedido pela Prefeitura na região norte da cidade.

Entre outras atividades, a programação do evento inclui visitas técnicas a iniciativas locais, apresentações de profissionais do setor oriundos de diferentes países, estudos de caso, debates e discussões. Segundo o presidente da Cohab Londrina, Luiz Cândido de Oliveira, a participação no Congresso é uma forma de estudar novas alternativas de programas habitacionais, assim como estabelecer contatos que possam resultar na obtenção de recursos para os investimentos necessários.  “A troca de experiências é enriquecedora e, muitas vezes, traz informações sobre alternativas simples e práticas que não havíamos considerado. Por isso, esperamos obter o máximo possível de conhecimento para poder aplicá-lo no município”, frisou.

Sobre o Congresso – Realizado anualmente na Alemanha, pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção (BMWSB), o evento é considerado a principal instância interfederativa para se discutir, avaliar e fortalecer a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, promovendo a escuta das realidades municipais. Dessa forma, as atividades oferecem uma plataforma de diálogo e troca de experiências sobre temas relevantes e inovadores relativos ao desenvolvimento urbano sustentável, como cidades inteligentes, governança e planejamento, habitação social e meio ambiente urbano.

Há alguns anos, o governo alemão começou a convidar parceiros estratégicos internacionais para ampliar a discussão nacional com as perspectivas de diferentes países. O Brasil foi identificado como um parceiro estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável e a cooperação foi formalizada através da Parceria Brasil-Alemanha sobre a urbanização.

Em 2022, o Congresso tem como tema principal “Moldar a Transformação para a Resiliência Urbana”. As atividades contarão com a participação de autoridades nacionais e locais da Alemanha e outros países convidados, de gestores e técnicos de todos os níveis do setor público, além de atores do setor privado e da sociedade civil. Nessa edição, haverá uma oficina especial para o intercâmbio entre Brasil e África do Sul, dois países que são parceiros importantes da Alemanha na área da transformação urbana.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos