Saúde divulga números da dengue em Londrina
Apesar de queda brusca nos números da doença, população deve ficar atenta às medidas preventivas e de combate ao mosquito transmissor, Aedes Aegypti
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou hoje (3), os números de casos de dengue na cidade. Até o momento, 62 pessoas tiveram o resultado positivo do exame que confirma a doença. Destas, 16 são moradores de outras cidades, ou seja, são casos importados. Em agosto, foram confirmados três casos e com o aumento da temperatura, a Secretaria pede que a população reforce as ações preventivas.
Desde janeiro deste ano até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde já recebeu 1.913 notificações de suspeitas da doença. No mesmo período do ano passado, havia 13.358 suspeitas notificadas, sendo que 7.380 pessoas tiveram dengue na cidade.
Apesar da queda brusca nos números de caso da doença, o coordenador de Endemias, Elson Belisário, lembra que é preciso continuar trabalhando na prevenção e combate do mosquito Aedes Aegypti.
“A dengue está controlada este ano, mas toda prevenção é importante, principalmente, porque estamos vivendo um inverno atípico e logo inicia a primavera. Com as chuvas, os ovos do mosquito podem eclodir e novos focos podem surgir. Por isso, é preciso que a população continue colaborando, tampando as caixas de água, guardando em local seco e fechado os pneus, garrafas e recipientes que podem acumular água. Também devem lavar os pratos de flores e plantas”, disse Belisário.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde realiza diversos serviços como vistoria dos agentes municipais de endemias nos domicílios; inspeção em oficinas, ferros- velhos, borracharias e cemitérios a cada 15 dias. Também há a Caravana da Limpeza e o projeto Educadores nos Bairros.
Amanhã (4), o Comitê Municipal de Controle e Combate à Dengue, realiza a sexta reunião do ano, quando serão apresentadas as ações de combate ao mosquito transmissor da doença, as áreas de risco da cidade, os resultados da Caravana da Limpeza e os trabalhos dos educadores nos bairros. O encontro, aberto à comunidade, acontecerá no auditório Samuel Pessoa, localizado na Villa da Saúde, avenida Casoni, 2.353, a partir das 14h.
Foto: ilustrativa