Cidadão

Prefeitura regulariza entrega de medicamentos durante a semana

Sistema de distribuição de remédios foi prejudicado pela greve de funcionários da ANVISA; Saúde divulga lista de medicamentos que podem substituir os remédios que faltam

Sistema de distribuição de remédios foi prejudicado pela greve de funcionários da ANVISA; Saúde divulga lista de medicamentos que podem substituir os remédios que faltam

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que desde quinta-feira (30) está recebendo os medicamentos que estavam em falta na rede municipal de atendimento. A expectativa é que o sistema de recebimento, organização e distribuição dos remédios esteja regularizado até a próxima semana.

Além do recebimento de novos medicamentos, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando para todos os médicos, da rede municipal de atendimento, uma lista de remédios que podem ser substituídos. Já os farmacêuticos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) estão remanejando internamente outros que estão à disposição nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com o farmacêutico da Central de Abastecimento Farmacêutico (Centrofarma), Tiago Aires Ferreira, os principais medicamentos em falta são: Ranitidina comprimido, utilizado para úlceras estomacais, Hidroclorotiazida, que é anti-hipertensivo e diurético, Diclofenaco injetável, usado como anti-inflamatório, e a Hidrocortisona, que tem ação ampla.

A lista de medicamento que está à disposição nas unidades básicas está sendo entregue para as dez diretorias da Secretaria de Saúde. Cada diretoria encaminha o documento para os profissionais das UBS, SIATE, SAMU, Maternidade Pública e para os Hospitais Municipais.

“Dessa forma, podemos substituir os remédios sem problemas como, por exemplo, a Dexametasona que pode ser utilizada no lugar da Hidrocortisona. Grande parte da falta de alguns remédios deve-se a greve dos funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que barrou a distribuição da matéria-prima nos portos e atrasou a produção de alguns deles”, explicou Ferreira.

O secretário municipal de Saúde, Edson de Souza, disse que a expectativa é que até a próxima semana, a distribuição dos remédios esteja regularizada em toda a rede municipal. “A Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Logística e Manutenção em Saúde, está fazendo todo o esforço para normalizar a distribuição o mais rápido possível”, afirmou.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos