Defesa Social participa da reunião de reativação do Plano de Auxílio Mútuo
O Plano de Auxílio Mútuo é uma parceria voluntária entre poder público e empresas, para ampliar os níveis de segurança das instalações

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, participou na manhã de quarta-feira (14), da primeira reunião de reativação do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da região metropolitana. O encontro foi realizado no auditório da Universidade Positivo, após paralisação das reuniões presenciais devido à pandemia.

Participaram o comandante e subcomandante do 3° Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Clodomir Marafigo e Leandro Callegari, respectivamente. Representando o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, esteve o secretário executivo da Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Cilson Lima.
O Plano de Auxílio Mútuo reúne empresas, poder público e comunidade para formarem uma instituição sem fins lucrativos que visa auxiliar no atendimento emergencial. A ideia é disponibilizar treinamento, materiais e equipamentos adequados para que civis possam agir de forma rápida e coordenada, a fim de responderem imediatamente até a chegada dos socorristas.
O secretário executivo da Compdec, Cilson Lima, afirmou que o PAM é importante por promover cooperação entre as empresas. “Por exemplo, em caso de incêndio, uma empresa próxima pode oferecer ajuda rápida até a chegada do socorro. Nós continuaremos acompanhando as ações do PAM e sempre estaremos à disposição, fazendo visitas periódicas e outras ações, pois nossa missão é proteger a vida”, comentou.

Durante a reunião, os representantes do poder público puderam conhecer os membros das empresas participantes. Dentre os presentes, estavam representantes da Cooperativa Integrada, BR Malls, Boulevard Londrina Shopping, Setcepar, Supergasbras e outros.
O grupo conversou ainda sobre as ações que poderão ser desenvolvidas em conjunto em casos emergenciais, como, por exemplo, ampliar a segurança contra incêndios e outros incidentes. E a próxima reunião ficou agendada para o dia 26 de outubro, às 9h, no salão de eventos da empresa TR distribuidora de EPIs, localizado na Rua São Salvador, 1.350, Centro.
A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros vão acompanhar as ações desenvolvidas pelos membros do PAM. Entidades e empresas interessadas em participar, ou saber mais sobre o plano, podem enviar um e-mail para defesa.civil@londrina.pr.gov.br.