Recape asfáltico da Duque de Caxias inicia novo trecho no sentido Prefeitura ao Centro
Serviços ocorrem a partir da rua Marcílio Dias até a avenida JK, sentido Centro; antes foi concluído trecho entre a JK e a rua Henrique Dias
As melhorias viárias de pavimentação realizadas pela Prefeitura de Londrina continuam a pleno vapor na cidade, com frentes de trabalho atuando em diferentes regiões. Uma das obras em andamento é a recuperação asfáltica na avenida Duque de Caxias. Na manhã desta quinta-feira (15), as equipes da empresa contratada Axial, responsável pela execução dos trabalhos, terminaram o trecho de asfalto na pista entre a avenida Juscelino Kubitschek (JK) e rua Henrique Dias, sentido Prefeitura de Londrina, cujos serviços tiveram início na primeira semana de setembro.
Logo na sequência, ainda pela manhã, os maquinários iniciaram o recape na outra mão da avenida, agora em direção ao Centro, a partir da rua Marcílio Dias, próximo ao Centro Cívico de Londrina. As atividades prosseguiram, no período da tarde, chegando até as imediações da rua Henrique Dias.
A execução está sendo feita, nesse primeiro momento, em meia pista, do lado esquerdo, com bloqueio parcial sinalizado por cones, e o trânsito flui sem transtornos. Este novo trecho de recape será realizado até a avenida JK, totalizando cerca de 1,5 km de extensão. Os serviços devem ter continuidade nesta sexta-feira (16), caso as chuvas não prejudiquem o andamento.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) é a responsável por implantar a sinalização horizontal nos trechos revitalizados de pista da avenida, conforme a realização dos trabalhos. E a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) fiscaliza as ações.
Por meio dessa iniciativa, a Prefeitura busca aprimorar as condições de tráfego na Duque de Caxias, uma das vias mais acessadas e importantes da malha urbana de Londrina. A avenida interliga diferentes regiões do município e é utilizada por milhares de veículos e pedestres todos os dias.
O Município está investindo, ao todo, nesta primeira etapa de recape, cerca de R$ 1,4 milhão, com recursos advindos de emenda parlamentar da deputada federal Christiane Yared.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, afirmou que, por conta do intenso fluxo de automóveis nessa área, incluindo veículos pesados como ônibus e caminhões, a avenida precisava de uma manutenção mais substancial. “Existem trechos deteriorados que necessitam ser recuperados, e as operações de tapa-buracos em alguns pontos já não surtiam mais efeito para suportar o tráfego constante da avenida. Essa via é muito ampla e importante, merecendo tal atenção”, frisou.
Depois de encerrada essa primeira fase de melhorias, há previsão de outros trechos de pista recuperados pela Prefeitura nessa via. “Com uma emenda parlamentar, estamos conseguindo fazer agora essa primeira etapa. E estamos definindo a continuidade, posteriormente, do recape em uma outra extensão da Duque, a partir da JK no sentido da avenida Leste-Oeste. O trajeto e o cronograma ainda não foram fechados. A Prefeitura está atuando em vários outros locais com recape, incluindo a avenida Santos Dumont, ruas Brasil, Uruguai e tantas outras”, informou Canhada.