Destaques

“Patrimônio Histórico e Cultural” está exposto na Biblioteca Pública

“Patrimônio Histórico e Cultural” está exposto na Biblioteca Pública

Segunda temporada é composta por 40 baners, contendo textos e fotos, além do livro “Patrimônio Histórico Cultural: Cidade de Londrina”     

Biblioteca Pública Professor Pedro Viriato Parigot de Souza recebe novamente, para a segunda temporada, a exposição “Patrimônio Histórico e Cultural”. A mostra, que teve início no último sábado (1) segue até o dia 21 de setembro. É de curadoria do professor doutor Alberto Gawryszewski, do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e é promovida pelo Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI), do Departamento de História da UEL. Conta com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A diretora da Biblioteca Pública, Rosângela Rocha, disse que este é um segundo momento da exposição. “A primeira fase da mostra foi bem recebida, e aconteceu no mês de junho, entre o dia primeiro e 21. Cerca de 380 pessoas visitaram a exposição e passaram pela Biblioteca. É muito importante receber mais uma vez um projeto como este, onde inclusive um livro faz parte da exposição, que permite a comunidade ter acesso a conteúdos de preservação do patrimônio histórico”, informou.

A exposição é composta por 40 baners, contendo textos e fotos, divididos em três partes: “Casas de Madeira em Londrina”, “Patrimonialização e Sacralização de Obras do arquiteto Artigas em Londrina” e, por último, o “Cemitério São Pedro como espaço de memória e história de Londrina”. Acompanha a exposição, a publicação do livro homônimo, que é o quinto livro da coleção História na Comunidade, produzida pelo LEDI, da UEL.

Segundo os organizadores, o objetivo da exposição é chamar a atenção para a importância da preservação do patrimônio histórico da cidade, pois o que se assiste atualmente é a devastação de edificações de valor histórico, como casas de madeira e até jazigos de cemitérios, que são destruídos. Ainda de acordo com os organizadores, isso configura uma  grande perda para a memória histórica da cidade.

A Biblioteca Pública Municipal está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h, e está localizada na avenida Rio de Janeiro, 413, no centro da cidade. A entrada para a exposição é gratuita.

O Livro

O livro “Patrimônio Histórico Cultural: Cidade de Londrina”, que faz parte da exposição homônima na Biblioteca Pública, é de autoria de professores que também são doutores dos departamentos de Arquitetura e História da UEL. A publicação reúne três textos que são: “A cidade de Londrina e a imagem do Patrimônio edificado: a Estação/ Museu e a Secretaria de Cultura/Casa da Criança”, de autoria da professora Zuleide Casagrande de Paula; “Casas de madeiras em Londrina”, do professor Antonio Carlos Zani e “Cemitério São Pedro como espaço de memória e história de Londrina”, do professor Alberto Gawryszewski.

Este é o quinto livro da coleção “História na Comunidade”, um projeto do LEDI, do Departamento de História da UEL, que prevê a publicação de nove livros. O objetivo é contribuir para o debate e o ensino de história, além de ajudar no resgate do patrimônio histórico e cultural da cidade.  De acordo com os autores, as publicações podem ser acessadas ou copiadas, no todo ou em parte; desde que citada a fonte, através do endereço eletrônico, http://www.uel.br/cch/his/ledi/index.php.

Foto: Luiz Jacobs

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos