Destaques

Prefeitura de Londrina é decorada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O mesmo está ocorrendo em outros prédios públicos, secretarias, empresas e intuições; ação faz parte a campanha World To-Do List 2022 (Lista de tarefas do Mundo)

A fachada da sede administrativa da Prefeitura de Londrina amanheceu diferente hoje (16). O prédio público foi decorado com post-its gigantes com mensagens sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles acabar com a fome no mundo; proporcionar boas condições de saúde para todos; oferecer educação de qualidade para todos. A ação faz parte da campanha World To-Do List 2022 (Lista de tarefas do Mundo), idealizada pelo prefeito de Londres, Sadiq Khan.

Foto: Emerson Dias / NCom

A campanha também foi aderida por secretarias, entidades, instituições, empresas e órgãos, como Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), secretarias municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Ouvidora-Geral, Guarda Municipal, Ong Londrina Pazeando e Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). A iniciativa também conta com apoio da Londrina Iluminação, que inseriu os post-its na sede da Prefeitura.

A campanha acontece de hoje (16) até o dia 25 de setembro. Além dos post-its colocados de forma física nos prédios públicos, também é possível inseri-los em formato digital em redes sociais e websites. Para isso, o Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura produziu as artes padronizadas em português, as quais deverão ser utilizadas para a divulgação conforme disponibilidade e criatividade de cada participante. (Clique aqui para ter acesso as artes).

As mensagens que constam nos post-its foram elaboradas a partir dos 17 ODS (acabar com a fome no mundo; proporcionar boas condições de saúde para todos; oferecer educação de qualidade para todos; alcançar a igualdade de gênero; garantir água limpa e saneamento para todos; fornecer energia limpa para todos; criar bons empregos para todos; apoiar infraestruturas sustentáveis e inovações; combater a desigualdade; tornar as cidades sustentáveis; criar um mundo sem resíduos; combater a crise climática; proteger os oceanos; proteger a vida na terra; acabar com a guerra e a corrupção; erradicar a pobreza; envolver todas as pessoas na lista de tarefas mundiais).

O secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, ressaltou que Londrina se conecta, por meio desta campanha, com Londres e outras cidades da Inglaterra, com o objetivo comum de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “Isso coloca Londrina em outro patamar, em nível de desenvolvimento social. Estamos muito contentes com a adesão dos vários órgãos da administração, entidades e empresas, pois demonstra que Londrina está comprometida com a melhoria da qualidade de vida de sua população”, afirmou.

Foto: Emerson Dias / NCom

O ouvidor-geral da Prefeitura de Londrina, Alexandre Sanches, contou que na sede do órgão foram inseridos post-its com os objetivos 3, 4 e 16, que são oferecer educação de qualidade para todos, proporcionar boas condições de saúde para todos e acabar com a guerra a corrupção. “A Ouvidora-geral do Município aderiu à Campanha World todo list por considerar muito importante esta medida adotada pelo Município de Londrina. E o órgão tem buscado se inserir nestas campanhas, em especial de grande alcance e relevância, mostrando que estamos antenados com os demais servidores. A temática desta campanha tem muito a ver com o trabalho que a Ouvidoria realiza, em especial nos temas voltados ao combate à prática da corrupção, um dos pontos que evidenciamos com cartazes na nossa unidade”, ressaltou.

Foto: ACIL / divulgação

A presidente da Acil, Márcia Manfrin, informou que a associação participa da campanha global World’s To-Do List 2022 para ajudar a difundir os 17 ODS da ONU, divulgando post-its de conscientização sobre temas fundamentais quanto a fome, saúde e educação nas redes sociais, em alguns locais da sede, de grande circulação, enviando para os associados e publicando no site da Associação.

“Os objetivos estão relacionados às práticas de ESG (ambiente, sustentabilidade e governança), que se tornaram fundamentais para o desenvolvimento corporativo e para a qualidade de vida das pessoas. As empresas estão descobrindo que os benefícios dessas práticas também se estendem à gestão, gerando economia, combatendo o desperdício e apresentando soluções criativas para problemas da cadeia produtiva. O ESG e os ODS têm aplicabilidade imediata e a capacidade de transformar positivamente o setor produtivo, por isso a ACIL está aderindo à campanha World To Do List, criada originalmente em Londres”, explicou Manfrin.

Divulgação

A campanha World To-Do List 2022 pretende destacar o papel crítico das cidades na condução do progresso nos Objetivos Globais. Por isso, está incentivando todos os líderes das cidades a utilizarem os post-its dos Objetivos Globais de 16 a 25 de setembro de 2022, quando os líderes mundiais estarão em Nova York se reunindo para a Assembleia Geral da ONU.

Lançada durante a Semana de Ação Climática de Londres, com o apoio dos prefeitos de Londres, de Bogotá, de Freetown e de Bristol, a campanha unirá sob uma bandeira os valentes esforços dos prefeitos para alcançar os objetivos. O site e guia da campanha estão na página https://worldstodolist.org/cities-campaign.

Abraço no Lago – No dia 25 de setembro, às 9h, os post-its serão levados ao 14° Abraço no Lago pela Paz, que acontecerá no Lago Igapó II, manifestando o apoio à campanha e lembrando das tarefas enquanto humanidade. Na ocasião, todas as pessoas poderão levar os seus post-its, inclusive em formato de cartaz, podendo manifestar seus desejos pela paz livremente.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos