Destaques

Prefeito Marcelo recebe mulheres gestoras de diversos municípios do Paraná

As representantes integram o Fórum de Gestoras de Políticas Públicas para as Mulheres do Paraná, que está sendo realizado em Londrina

O prefeito Marcelo Belinati recebeu, em seu gabinete, gestoras de municípios integrantes do Fórum de Gestoras de Políticas Públicas para as Mulheres do Paraná, na manhã desta sexta-feira (16). Estiveram presentes as gestoras municípios de Guarapuava, Altamira do Paraná, Pitanga e Turvo.

Foto: NCom / divulgação

Eles vieram a Londrina para participar da reunião do Fórum de Gestoras de Políticas Públicas para as Mulheres do Paraná, que aconteceu ontem (15) com o objetivo de debater sobre o Plano Estadual dos Direitos das Mulheres 2022-2025, a fim de elaborar uma Carta de Compromissos aos candidatos ao governo do Estado do Paraná nas eleições de 2022, pensando nas políticas públicas para os próximos quatro anos.

“Estivemos no gabinete do prefeito Marcelo Belinati para apresentar o nosso Fórum de Gestoras de Políticas para as Mulheres do Paraná e para pedir o apoio do Prefeito para entregar esta carta de compromisso em mãos para o Governador do Estado”, contou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, Liange Doy Fernandes.

Foto: NCom / divulgação

O prefeito Marcelo Belinati parabenizou as gestoras e disse que é muito importante o intercâmbio entre as secretarias. “As realidades e demandas são parecidas, mas cada uma tem a sua peculiaridade. Esta troca de informações contribui com a criação de uma política pública efetiva para garantir os direitos das mulheres nos municípios. Parabenizo esta união entre elas, pois é desta maneira que as políticas públicas já executadas em alguns municípios poderão ser ampliadas para todo o Estado”, apontou.

A secretária municipal de Política para as Mulheres de Guarapuava, Priscila Schran, informou que o fórum foi criado há mais de seis anos, com o objetivo de fortalecer os organismos municiais de políticas públicas para as mulheres. “Nós nos reunimos, promovemos formação e alinhamos as demandas destes municípios, para que possamos nos articular com os governos estadual e federal e com a Assembleia Legislativa. Havia uma Câmara Técnica das gestoras que geria o Pacto Estadual dos Direitos das Mulheres, mas o pacto venceu e não foi renovado, por isso criamos o fórum, para continuar havendo esse fortalecimento intermunicipal”, contou.

Ônibus Lilás com diversos atendimentos para as mulheres está agora a tarde na frente da Prefeitura – Foto: Emerson Dias / NCom

Priscila Schran enfatizou a importância do município de Londrina nesta área. Segundo ela, a cidade é referência em termos de políticas públicas para as mulheres. “É a secretaria que tem maior tempo de vida, vai completar 30 anos, a nossa tem quase 10 anos, então muito do que se estruturou, principalmente em políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, partiu de Londrina para o restante do Brasil. Inseriu o Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Centro de Oficinas, Casa Abrigo, e nós reproduzimos estes mesmos equipamentos”, citou.

Ontem (15), as gestoras foram recepcionadas com uma apresentação cultural do grupo Black Divas e participaram de uma palestra sobre transversalidade e Interseccionalidade, ministrada pela professora doutora Sandra Lourenço, do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Hoje à tarde, elas vão se reunir para elaborar a Carta de Compromissos.

Esta é a primeira vez que Londrina sedia o Fórum de Gestoras de Políticas Públicas para as Mulheres do Paraná. Diversos municípios que têm organismos de políticas para as mulheres participando no fórum, como Londrina, Maringá, Guarapuava, Apucarana, Curitiba, Turvo, Altamira do Paraná, Cianorte, Pitanga, Mangueirinha, Fazenda Rio Grande, entre outros. As reuniões ocorrem trimestralmente ou de acordo com a demanda dos municípios.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos