Cidadão

Conselheiras dos Direitos das Mulheres participam de capacitação sobre controle social

Encontro visa fortalecer o fluxo de diálogos para aprimorar políticas públicas e a atuação do órgão na sociedade; ação integra programa contínuo de capacitações

Na próxima terça-feira (20), das 15h às 18h, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) realiza uma primeira capacitação desta nova gestão, em torno do tema Controle Social e Políticas Públicas. Direcionado para todas as integrantes e os membros que compõem este órgão, o encontro será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), que fica na rua Valparaíso, 189, sala 6, próximo à avenida Higienópolis.

Organizada e conduzida pela Comissão Diretora do CMDM, a prática inicial busca estabelecer diálogos entre as conselheiras, conhecer melhor suas realidades, experiências e possibilidades de contribuição, sabendo onde elas estão inseridas na área de políticas públicas para as mulheres. A gestão atual do órgão teve início em 2022 e terá mandato até 2026.

Segundo a presidenta do Conselho, Sueli Galhardi, a ideia da capacitação é aproximar as integrantes e orientá-las no sentido de aprimorar os debates e qualificar as atuações do órgão junto à sociedade. “Conversar sobre controle social e políticas públicas é muito importante, pois os conselhos existem exatamente para defender os direitos da população. Nesse contexto, trabalharemos em uma construção coletiva de capacitações e ações que surtam efeito positivo nos trabalhos de acompanhamento, monitoramento, fiscalização e debates acerca de políticas que afetam diretamente a vida das mulheres”, frisou.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Para Galhardi, quanto mais qualificado o CMDM for, melhor será sua contribuição social. “O CMDM tem esse papel, de ampliar e fortalecer as articulações em prol das mulheres, agregando sociedade civil e poder público”, afirmou.

Ela informou que a primeira capacitação faz parte de um programa maior e contínuo de ações com essa finalidade. “A partir deste encontro, faremos uma análise e levantamentos com as conselheiras, podendo ter ideia das principais necessidades de discussão para os próximos. Em novembro, teremos uma segunda atividade, baseada nessa experiência inicial, e daremos continuidade nessa gestão nova, iniciada em 2022. A intenção sempre é desenvolver nossa função da melhor forma possível”, acrescentou.

Ainda de acordo com a presidenta, é papel das conselheiras buscar qualificação, participar de comissões, capacitações e outras ações. “Isto faz parte de nossas responsabilidades no exercício dessa função. É um processo importante e estamos otimistas quanto à evolução das articulações propostas por essa atividade”, concluiu.

Todas as pessoas participantes da ação receberão certificado. A Comissão Diretora do CMDM, responsável pela organização deste primeiro encontro de capacitação, é composta pela presidenta Sueli Galhardi, a vice Maryanne Lopes Martins, do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), além de Fernanda Serenário (1ª secretária), da SMPM, e Marselle Nobre de Carvalho (2ª secretária), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mais informações sobre a estruturação do CMDM podem ser acessadas na página do Conselho, no Portal da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos