Guarda Municipal divulga balanço dos atendimentos prestados no final de semana
GM realizou patrulhamento preventivo pelas unidades escolares e de saúde; atendeu ainda ocorrência da Patrulha Maria da Penha e fiscalização de trânsito

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço dos atendimentos prestados pelas equipes do setor operacional durante o último final de semana, entre os dias 16 e 18 de setembro.

Na sexta-feira (16), a equipe do Grupo de Operações com Cães (GOC) esteve presente no Centro Municipal de Educação Infantil Níssia Rocha Cabral, zona sul da cidade, para apresentar os cães policiais para as crianças e professoras da unidade. Durante a ação todos os presentes puderam interagir com os cães, tirar fotos e entender como funciona o serviço prestado à comunidade.
Ainda na tarde de sexta (16), as equipes da Base Móvel e da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) prestaram apoio aos professores e estudantes da Escola Municipal Maria Carmelita, durante visita à Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Fiscalização de trânsito
As equipes da GM realizaram uma blitz de fiscalização de trânsito na Rua Paranaguá, na noite da última sexta-feira (16). Foi contabilizada a lavratura de nove autos de infração de trânsito, e quatro carros e uma motocicleta foram removidos ao pátio municipal por pendências na documentação.
Patrulha Maria da Penha
Por volta das 21h30 de sexta-feira (16), a Central de Atendimento 153 da GM recebeu um chamado de urgência por uma mulher, informando que seu ex-companheiro havia invadido sua residência no Jardim Leonor, região oeste. O homem estaria descumprindo a ordem judicial de afastamento.
Imediatamente a viatura da Guarda Municipal foi até o endereço da vítima e constatou o fato. O suspeito flagrado em descumprimento de medida protetiva recebeu voz de prisão e foi encaminhado para delegacia de plantão. A vítima relatou ainda que, em outro momento, recebeu ameaças. O homem ficou preso pelo crime de descumprimento da medida protetiva e por ameaça.

Dia da Sergipe
As equipes do setor operacional da Guarda Municipal colaboraram com a segurança dos participantes da 11ª edição do Dia da Sergipe, realizado no sábado (17). O evento faz parte do calendário oficial de comemorações de Londrina.
Apoio ao Samu

Uma equipe da GM foi chamada para ir até uma residência localizada no Jardim Califórnia, zona leste, na tarde de domingo (18), prestar apoio aos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em atendimento a uma ocorrência de surto psicótico. Após a finalização do apoio o paciente foi encaminhado para o Hospital da Zona Sul.
Embriaguez ao volante
Durante patrulhamento preventivo pelas imediações do Centro de Esporte e Lazer Professor Reynaldo Ramon, mais conhecido como Lagoa Dourada, por volta das 21h de domingo (18), uma equipe da Guarda Municipal foi acionada por populares para prestar apoio a alguns cidadãos, que discutiam após um acidente de trânsito.
Os guardas municipais apuraram que os condutores de dois veículos envolvidos apresentavam sinais de embriaguez. O teste do etilômetro foi ofertado para os motoristas e ambos recusaram, mas confessaram ter ingerido bebida alcoólica, o que coloca em risco a vida de pedestres e demais veículos na via. Diante do flagrante, os dois condutores receberam voz de prisão e foram encaminhados para delegacia de plantão. E os veículos foram removidos ao pátio municipal.
Violação de domicílio
A Guarda Municipal foi chamada para ir até uma chácara na região sul de Londrina, no final da madrugada de segunda-feira (19), por denúncia de violação de domicílio. A vítima informou à central da GM que o ex-marido entrou no quintal, ficou batendo na janela do seu quarto e proferiu ameaças via aplicativo de mensagens.
A viatura da área conseguiu localizar o suspeito em flagrante. Como a vítima manifestou interesse em pedir uma medida protetiva e representar contra o suspeito, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para delegacia de plantão.
Demais ações
No decorrer do fim de semana, as equipes da Guarda Municipal seguiram com a intensificação do patrulhamento preventivo nas áreas de lazer, unidades de saúde, unidades escolares, conselho tutelar e capelas mortuárias, entre outros prédios da Prefeitura.
As centrais de emergência 153 da GM e 199 da Defesa Civil, inclusive o aplicativo 153 cidadão, estão disponíveis para a população fazer denúncias ou solicitar apoio. Os serviços funcionam 24 horas por dia.