Prefeitura inicia obras de pavimentação e drenagem na rua Acylino Augusto do Nascimento
Pacote inclui infraestrutura urbana com pavimentação, galerias pluviais, calçadas, iluminação, sinalização e acessibilidade

Um trecho sem asfalto da rua Acylino Augusto do Nascimento, no bairro Portal de Versalhes 2, região oeste da cidade, está recebendo da Prefeitura de Londrina, pela primeira vez, a implantação de pavimentação, sistema de drenagem, calçadas, iluminação e acessibilidade. As obras, iniciadas na última semana, permitirão concluir a urbanização nesse prolongamento da rua, hoje apenas com pista de terra e sem infraestrutura viária. Dessa forma, haverá a execução de melhorias em uma extensão de mais de 200m, entre a rua Ana Porcina de Almeida e a rua Quinze.
Este trajeto, próximo ao Jardim Tókio, fica paralelo ao Ribeirão Cambé e avenida Presidente Castelo Branco, área de grande movimentação de veículos. As obras vêm para trazer mais segurança, conforto e acessibilidade aos moradores dessa região e motoristas que utilizam a rua Acylino Augusto do Nascimento.

Para implementar todas as melhorias neste local, a Prefeitura de Londrina está investindo R$ 725.447,44 com recursos próprios. Ao todo, os serviços totalizarão 2.257,82 m² de execução, entre diferentes frentes de atividades.
Com canteiro de obras montado, a empresa responsável, Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda, vem atuando naquela região com equipes operacionais e maquinários. Os serviços iniciais da obra incluem a limpeza de terreno, topografia e demarcações, além das movimentações de terra por meio de terraplenagem, com escavações mecanizadas utilizando veículos pesados como retroescavadeiras, pás carregadeiras e caminhões basculantes.
Esta primeira etapa deve ser concluída no decorrer das próximas semanas, a depender da ocorrência de chuvas. Posteriormente, terá início a implantação de meio-fio e sistema de drenagem de águas pluviais. Serão instalados cerca de 400 metros apenas de tubulações, entre estruturas tubulares de diferentes portes, e as novas galerias contemplam dispositivos como poços de visita, bocas de leão e dissipadores de água. Parte dos materiais de tubos já estão no local das obras.

Além das galerias novas neste trecho para infraestrutura da rua Acylino Augusto do Nascimento, será necessário fazer reforço e reparos em alguns pontos de drenagem das ruas Quinze e Michel Dakkache, próximas à bifurcação entre a avenida Dr. João Nicolau e rua Yoshikawa Koji.
A última etapa do pacote de melhorias será a pavimentação asfáltica da via, sinalização, iluminação e outros serviços urbanos complementares, incluindo plantio de grama e árvores. A previsão de conclusão das obras é para dezembro deste ano.

Segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, viabilizar a infraestrutura urbana neste ponto será importante para melhorar as condições de tráfego, incluindo a passagem interna pelos bairros de abrangência. “A extensão pavimentada dessa rua é interrompida por um breve trecho de terra e sem nenhuma estrutura, havendo pavimentação apenas antes e depois dessa parte, o que prejudica o fluxo. Além disso, essa região hoje é um ponto de descarte de lixos e materiais, sendo um problema para a cidade. A pavimentação e drenagem modificarão o panorama ali, melhorando o trânsito e trazendo mais segurança aos moradores”, comentou.
Verçosa também disse que, ao facilitar a circulação pela via, próxima a uma importante avenida como a Castelo Branco, a Prefeitura poderá realizar futuras intervenções de mobilidade naquela região.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, o investimento é fruto do programa de obras que a Prefeitura vem mantendo na cidade, atendendo demandas antigas da população. “Nessa área, havia um pedido de muitos anos da comunidade, e aquele trecho em fundo de vale é muito escuro e perigoso, sem asfalto, esgoto e nada. Entendemos que era necessário melhorar essa situação e, dentro do pacote de obras do prefeito Marcelo Belinati, estamos executando o trabalho. Nesse pacote já foram entregues algumas obras, algumas estão em licitação e também há outras em fase final de projetos. As ações não param, nos quatro cantos de Londrina”, afirmou.