Destaques

Campanha Eu Ajudo na Lata entrega 29 cadeiras de rodas para 11 instituições locais

Iniciativa arrecadou 1.010 kg de lacres de alumínio que foram comercializados para adquirir as cadeiras; ação da Unimed tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Na última sexta-feira (16), a décima edição da campanha Eu Ajudo na Lata, iniciativa da Unimed da qual a Prefeitura participa por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), entregou 29 cadeiras de rodas para onze instituições filantrópicas de Londrina e região – e também para a SME. A campanha arrecadou 1.010 kg de lacres de latinhas de alumínio desde setembro de 2021, até o último dia 31 de agosto, que foram doados pela população nas escolas municipais, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e nos pontos da Unimed Londrina.

A venda dos lacres para reciclagem possibilitou a compra de 19 cadeiras de rodas, que foram somadas a 10 cadeiras doadas pela Unimed. A entrega foi realizada em cerimônia no Auditório da Unimed Londrina, que contou com a presença de representantes das instituições beneficiadas e da cooperativa de saúde.

De acordo com a Gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, nesta edição foi possível contemplar mais instituições que o esperado. “Nós lançamos em janeiro o edital para inscrição das entidades, e selecionamos neste ano seis para serem beneficiadas. Como estamos celebrando os dez anos da campanha, a Unimed doou dez cadeiras de rodas, por isso foi possível disponibilizar pelo menos uma para as demais que se inscreveram também, totalizando onze entidades, além da SME, que sempre recebe uma cadeira”, explicou.

Segundo a responsável por projetos pedagógicos e eventos da SME, Carla Cordeiro, a Rede Municipal de Educação já participou de pelo menos quatro edições da campanha. “Em 2020, por conta da pandemia, não arrecadamos nas escolas, mas no ano passado já retornamos à campanha e procuramos continuar contribuindo nas próximas também”, indicou.

Foto: Divulgação

Cordeiro informou que a equipe de Educação Especial da SME já está verificando se existe algum aluno da Rede que tenha necessidade definitiva ou temporária de uma cadeira de rodas. “Assim que soubermos que há um aluno ou professor municipal que precise, faremos a entrega da cadeira que recebemos. Essa parceria com a Unimed é de muita valia para nós, porque além do aspecto solidário da campanha, podemos contribuir para a sustentabilidade”, revelou.

Até o final da arrecadação de lacres para esta edição, a população pôde participar de uma enquete on-line que definiu quais das seis instituições selecionadas inicialmente receberiam mais cadeiras. A enquete recebeu mais de 9 mil votos, a partir dos quais foram designadas as seguintes quantidades de cadeiras para cada entidade:

1° lugar – Associação Flávia Cristina – 6 cadeiras;

2° lugar – Lar São Vicente de Paulo de Arapongas – 5 cadeiras;

3° lugar – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Alvorada do Sul – 4 cadeiras;

4° lugar – Cáritas Arquidiocesana de Londrina – 3 cadeiras;

5° lugar – APAE Cambé – 3 cadeiras;

6° lugar – Casa Dia para Idosos – 2 cadeiras;

Secretaria Municipal de Educação – 1 cadeira.

Receberam também uma cadeira para cada as demais instituições inscritas pelo edital, que são: Associação Cristã Projeto Lucas, Centro Social Coração de Maria, Irmãs da Pequena Missão para Surdos, Casa de Repouso Maanaim e Projeto Minha Semente.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Doação de lacres

A Gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, acrescentou ainda que a arrecadação continuará. “Os pontos da Unimed Londrina prosseguem recebendo lacres, que serão contabilizados para a campanha de 2023. A partir de janeiro, vamos lançar o próximo edital para seleção das instituições que serão beneficiadas na 11ª edição. Incentivamos que a população doe os lacres, pois é uma iniciativa que não só contribui para melhores condições de mobilidade para as pessoas que precisam de cadeiras de rodas, como também beneficia o meio ambiente por meio da reciclagem”, apontou.

Podem ser doados lacres de latinhas de alumínio nos seguintes pontos da cooperativa de saúde em Londrina: a Unimed Saúde (Av. Santos Dumont, 860), a Clínica de Vacinas (Av. Souza Naves, 999), a Clínica Multiprofissional (Av. Ayrton Senna da Silva, 555) e a Sede Administrativa (Av. Ayrton Senna da Silva, 1.065).

Em dez anos de campanha, a iniciativa somou um total de 205 cadeiras de rodas doadas, adquiridas a partir da venda de 14 mil kg de lacres de alumínio arrecadados, beneficiando 74 instituições que atendem mais de 50 mil pessoas.

Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, com informações da assessoria de imprensa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos