Prefeitura divulga Londrina na cidade de Toledo, nos Estados Unidos
Representantes de Londrina se reuniram com o prefeito da cidade norte-americana, Wade Kapszukiewicz, e também discutiram parcerias com a Universidade de Toledo, empresas e instituições culturais

Com o objetivo de discutir possíveis parcerias com empresas, organizações governamentais e instituições de ensino, assim como reforçar os laços entre Londrina e sua cidade-irmã, Toledo (EUA), a administradora da Secretaria Municipal de Governo, Liz Rodrigues, esteve no município norte-americano entre 12 e 19 de setembro. Também integraram a delegação que foi aos Estados Unidos o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR), Sandro Nóbrega, e a professora chefe do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Gisele Nóbrega.
Durante a visita, os representantes londrinenses participaram de uma reunião com o prefeito de Toledo, Wade Kapszukiewicz, que, em fevereiro, havia feito o convite para que Londrina enviasse uma comitiva àquela cidade. O encontro incluiu apresentações sobre os dois municípios e seus principais aspectos, uma conversa sobre a importância de fortalecer a relação e as trocas entre as cidades-irmãs, e a entrega de presentes enviados por Londrina, entre outras ações.

De acordo com Rodrigues, o prefeito Kapszukiewicz recebeu com muito entusiasmo os representantes, e confirmou sua visita a Londrina à frente de uma delegação enviada por Toledo, que virá ao município em abril de 2023. “Em Toledo, eu pude observar que muitas iniciativas avançam rapidamente e se desenvolvem bem porque são realizadas em parceria entre as entidades da sociedade civil organizada e o poder público. Essa união entre nossas cidades vai se fortalecer cada vez mais, e a implementação de soluções contribuirá para o desenvolvimento de ambos os municípios”, frisou.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, agradeceu ao convite de Kapszukiewicz e se disse muito satisfeito com a reativação da coirmandade entre as duas cidades. “Participei de uma reunião on-line com o Wade em fevereiro, e tanto Londrina quanto Toledo têm muito interesse em aprofundar as relações. Tenho certeza de que ambas as cidades poderão aprender muito e colher ótimos frutos através dessa troca, e a expectativa é grande para os próximos passos desse intercâmbio”, salientou.
Segundo o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, o reforço dos laços entre Londrina e Toledo está dentro da programação da Prefeitura para intensificar as relações com suas cidades-irmãs. “Essas parcerias contemplam os setores culturais, educacionais e também econômicos, o que vai beneficiar a população de Londrina e também das cidades-irmãs. Temos tido grandes avanços e colhido resultados positivos, e em breve teremos novidades para anunciar”, disse.

Intercâmbio educacional – Outro compromisso realizado foi a visita à Universidade de Toledo, onde foram discutidas possibilidades de intercâmbio estudantil com instituições de ensino londrinenses, entre outras propostas. A coordenadora de Recrutamento de Estudantes Internacionais da instituição norte-americana, Sarah Schaller, anunciou que fará uma visita a Londrina para dar prosseguimento às conversas entre 10 e 11 de outubro. Outros integrantes da Universidade de Toledo confirmaram que farão parte da delegação que virá ao município em abril do ano que vem.
Setor industrial – Com o objetivo de conhecer melhor o setor industrial de Toledo, a comitiva londrinense também esteve na agência de desenvolvimento econômico RGP Northwest Ohio, assim como no Parque Industrial Overland Park e nas empresas Dana Driveline, Hylant Group, ProMedica e Owens Corning.
Nesses encontros, além de coletar informações sobre a atuação econômica das indústrias do município norte-americano, buscar parcerias com essas companhias e divulgar Londrina, os representantes também conheceram diversas iniciativas realizadas em Toledo pelas empresas, em parceria com organizações governamentais. Entre elas, estão projetos de revitalização das áreas disponíveis e prédios antigos no município, conduzidos pela Owens Corning e ProMedica.
Artes e patrimônio urbanístico – A delegação também se reuniu com os gestores de diferentes espaços e eventos culturais, incluindo o Museu de Artes de Toledo, o Museu Nacional dos Grandes Lagos e o Momentum Festival. Essas organizações apresentaram práticas que podem servir de inspiração para a área cultural e histórica de Londrina, assim como oportunidades de intercâmbio artístico e cultural.
Além disso, os representantes londrinenses conheceram os projetos de revitalização do centro de Toledo e o Glass City Metropark, projeto que pretende transformar a região da orla do Rio Maumee, que corta a cidade. O objetivo dessas ações foi coletar dados que poderão ser utilizados para embasar iniciativas semelhantes em Londrina.