Município comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Mês de outubro traz diversas atividades comemorativas como o Mês do Perdão, palestras, lançamentos de livros, exposição de revistas raras e músicas
A Prefeitura de Londrina comemora, durante o mês de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A semana oficial acontece entre os dias 23 a 29 de outubro e para celebrá-la, a Diretoria de Bibliotecas organizou diversas atividades como ciclo de palestras, lançamento de livros, exposição de revistas raras e especiais, campanha de devolução de livros com perdão da multa e debates sobre novas tecnologias.
Hoje (5), às 19h30, haverá o lançamento do livro “No Coração do Brasil”, do escritor Manoel Rodolfo de Carvalho, na Biblioteca Pública, situada na avenida Rio de Janeiro, 413. O romance está disponível em livro impresso e digital e aqueles que desejarem adquiri-lo, podem fazê-lo através do portal www.biblioteca24horas.com. O autor londrinense conta a história de Vasco Rudolf Heimtal, um brasileiro, que passa a infância em Londrina nos tempos áureos do café e migra para Cuiabá no lombo de um burro.
Outra atividade que está sendo realizada desde primeiro de outubro é o “Mês do Perdão”. A campanha é em prol da devolução dos livros emprestados nas bibliotecas públicas de Londrina e segue até o dia 31 de outubro. Os exemplares em atraso poderão ser devolvidos sem aplicação de penalidades, nas bibliotecas: Municipal de Londrina, na Infantojuvenil, na Lupércio Luppi, e na biblioteca Vila Nova.
Segundo a diretora de bibliotecas municipais, Rosangela Maria Rocha de Mello, o objetivo é reaver o maior número de empréstimos possíveis. “Durante o mês de outubro, os leitores que devolverem os livros em atraso não terão que pagar multa. Temos uma estimativa de 1.280 exemplares em atraso. Há demanda de livros emprestados desde 2008, por isso queremos que as pessoas regularizem sua situação e voltem a frequentar as bibliotecas públicas”, explicou a diretora das Bibliotecas.
Nos dias 24 e 25, haverá a Roda Literária, a partir das 14h, na Biblioteca Infantojuvenil, localizada na avenida Rio de Janeiro, 413. Já na sexta-feira (26), acontece o ciclo de palestras “Tecnologias da Informação e Comunicação no Contexto das Bibliotecas e do Livro Impresso”.
Os debates serão realizados no Teatro Zaqueu de Melo, que fica na avenida Rio de Janeiro, 413 e contará com a presença da Banda de Músicos de Londrina e do coral A Voz de Rosa. A temática abre espaço para a discussões sobre o papel da biblioteca e dos livros impressos diante da internet e dos dispositivos eletrônicos como o iPad, por exemplo.
No decorrer do mês, está previsto também um ciclo de atividades e palestras que têm como objetivo resgatar o hábito de utilizar a biblioteca como um espaço de disseminação do conhecimento, leitura, cultura, saberes, diversão e descobertas. Haverá exposição de revistas raras e especiais sobre música, filmes, literatura e curiosidades. A população também terá acesso a livros danificados e informações estatísticas sobre os empréstimos de livros e novas aquisições das bibliotecas públicas.
A semana foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 9 de abril de 1980. Nesta data, também se comemora o aniversário da Fundação Biblioteca Nacional.
Foto: Ilustrativa