Londrina se mantém sem casos novos de varíola dos macacos
Boletim semanal divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde soma 67 notificações e quatro pacientes estão em isolamento domiciliar
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou nesta terça-feira (4) o informe epidemiológico semanal sobre varíola dos macacos (Monkeypox). Segundo o boletim, a cidade segue por mais uma semana sem novos casos positivos, mantendo em dez o número de pacientes confirmados. E com quatro novos registros, a cidade acumula 67 notificações da doença.
Atualmente, quatro casos suspeitos estão em andamento, sendo que esses pacientes fazem isolamento domiciliar. Em comparação com o boletim da semana anterior, mais dois casos foram descartados mediante resultado dos exames de laboratório, totalizando 42 negativos e descartados.
Desde o início do monitoramento, cinco casos foram encerrados como inconclusivos. O boletim também aponta seis casos de pacientes que apresentaram sintomas e foram notificados, porém não fizeram a coleta dos exames. Londrina não possui nenhum óbito registrado pela doença.
Por ser uma doença viral cuja transmissão ocorre pelo contato com alguém ou objetos que estejam infectados, é essencial que as pessoas confirmadas ou com suspeita de varíola dos macacos façam o isolamento. Antes, é preciso comparecer em um serviço de saúde, passar por avaliação médica e, se necessário, realizar a coleta de exames.
Dentre os sintomas mais comuns da Monkeypox, estão a febre, adenomegalia (ínguas), lesões na pele, dores de cabeça e no corpo. E estas lesões podem surgir em qualquer área do corpo, inclusive na região íntima.