Letramento Digital encerra primeira etapa neste sábado (8) - Blog Londrina
Cidadão

Letramento Digital encerra primeira etapa neste sábado (8)

Ao todo, vão se formar 17 multiplicadores que dividirão seus conhecimentos com alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de educação

Neste sábado (8), das 8h às 17h, o Projeto de Letramento Digital vai finalizar a capacitação da primeira turma de multiplicadores em Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), Educação 4.0 e Indústria 4.0. A aula de encerramento será no auditório do Bourbon Londrina Hotel, que fica na Alameda Miguel Blasi, 40, no Centro de Londrina, e contará com a presença dos 17 formandos.

Os participantes serão multiplicadores de conhecimento nas escolas da rede municipal de educação, mais especificamente para os alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental I. Eles devem começar a atuar nas unidades de educação no final deste mês.

Segundo o coordenador-geral do projeto Letramento Digital pela Facti, José Augusto de Lima Prestes, inicialmente 34 pessoas haviam sido selecionadas para a qualificação, dentre as 120 vagas que foram abertas. Porém, destes, apenas 17 conseguiram concluir as aulas, devido às desistências ou baixo comparecimento durante o caminho. “Os formandos estão preparados e receberão todo o material didático necessário para a ministração das aulas. Eles serão orientados e acompanhados pelo meu time também, além de servidores do município, que irão supervisionar a realização das atividades em sala de aula. Recebemos um feedback muito positivo da turma”, contou Prestes. .

Foto: Vivian Honorato/Arquivo

Para treinar os 17 participantes, os profissionais da Facti – empresa especializada em Serviços 4.0, especialmente de Análise e Monitoramento de Dados, Internet das Coisas, Saúde e Segurança da Informação – deram 98 horas de aulas nos Cursos Livres de Aplicação Técnica e Profissionalizante (CLATP). Essas especialidades visam formar profissionais para as áreas da Indústria 4.0 e da Educação 4.0.

Finalizada essa etapa obrigatória (essencial), agora os multiplicadores vão seguir para a área de educação ou da indústria, que somam mais 75 horas. Essa formação complementar acontecerá a partir de janeiro de 2023. Quem for professor, o multiplicador será direcionado para a Educação 4.0. Já os alunos de ensino médio, técnico ou superior e profissionais de TIC vão para as aulas do módulo Indústria 4.0.

Ao final, as duas fases juntas somarão 173 horas de duração, mas quem quiser poderá fazer outras disciplinas opcionais, que agregarão mais 67 horas de aulas. As atividades serão, em sua maioria, on-line e transmitidas ao vivo. Todos os materiais didáticos serão entregues gratuitamente para os participantes, pela equipe da Facti.

Nova turma – Com a formatura dos primeiros multiplicadores, um novo edital de chamamento deve ser aberto em breve, para a seleção de outros 103 interessados na formação (que somarão as 120 vagas iniciais abertas). O edital contendo as informações deve ser publicado nas próximas semanas, no site do projeto https://letramentodigital.org.br/.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal