Questão racial é tema de curso para conselheiros
Durante a capacitação serão abordados temas como promoção da igualdade, ações afirmativas e inclusivas
Uma capacitação para servidores municipais, com o tema “A aplicação e inserção de políticas públicas voltadas à questão racial no município”, será realizada no dia 6 de novembro. É uma ação da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Governo, Casa dos Conselhos, Gestão Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-asiáticos (NEAA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A capacitação acontecerá em duas etapas. Uma delas presencial e a outra a distância. A parte presencial do curso ocorrerá na Casa dos Conselhos Municipais, localizada na avenida Bandeirantes, 116, na Vila Ipiranga. A carga horária total será de 12h, com emissão de certificado aos participantes com custo de R$5,00 que deverá ser recolhido na hora.
Segundo a coordenadora da Casa dos Conselhos, Heloísa Botelho, durante a capacitação serão abordados temas como promoção da igualdade, ações afirmativas e inclusivas, políticas públicas voltadas para a inclusão, entre outros. Ela acrescentou que o objetivo principal é sensibilizar as pessoas sobre a questão racial e a existência de recursos públicos que atendam as demandas da população negra.
A coordenadora explicou que a administração municipal entende a necessidade de capacitar os conselheiros municipais e representantes da sociedade civil sobre o recorte racial nas políticas públicas. “Hoje há recursos específicos para a população negra em diversos segmentos e programas. Logo, a importância em capacitá-los tanto para que os recursos sejam utilizados em prol da promoção da igualdade racial quanto para que haja uma conscientização da importância de tais questões. É com este enfoque que a capacitação foi planejada como um dos eventos do mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra”, destacou.