Museu de Arte recebe exposição “Do brutalismo ao concreto”
A mostra consiste em painéis, que tratam da arquitetura brutalista, que foi desenvolvida por arquitetos modernos entre as décadas de 50 e 60
O Museu de Arte de Londrina, localizado na rua Sergipe 640, recebe até sexta-feira (26), a exposição “Do brutalismo ao concreto”, que pertence as atividades do 2º Seminário Docomomo do Paraná – Arquitetura em Cidades de Porte Médio. As obras da mostra pertencem ao arquiteto Roberto Luiz Gandolfi. A exposição pode ser conferida no horário de funcionamento do Museu, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.
A mostra consiste em painéis, que tratam da arquitetura brutalista, que foi desenvolvida por arquitetos modernos entre as décadas de 50 e 60. A partir deste contexto desenvolveu-se uma radicalização do próprio modernismo.
Os cartazes em exposição são uma pequena retrospectiva do arquiteto Roberto Gandolfi que graduou-se em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Mackenzie em 1961. Durante a graduação, fez estágio com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha detentor do Prêmio Pritzker de 2006, além de participar da formação da Escola Paulista Brutalista.
A exposição “Do brutalismo ao concreto” teve início no dia 17 e teria encerramento na semana passada, mas foi estendida durante esta semana para que o trabalho do artista fosse conhecido pela população londrinense. “A mostra foi estendida, porque se trata de um trabalho diferente de arquitetura que traz uma menção artística e histórica”, disse a diretora do Museu de Arte, Sandra Jóia.
A diretora também lembra que o prédio do Museu de Arte de Londrina é considerado a primeira obra de arquitetura moderna do Paraná. “O museu foi construído na década de 50 e foi considerado muito interessante, diferente e arrojado. O prédio construído com arcos milimetricamente calculados, marcou a história da arquitetura moderna de Estado”, destacou.
A 2ª edição do Seminário Docomomo do Paraná – Arquitetura em Cidades de Porte Médio aconteceu de 17 a 19 de outubro em Londrina e reuniu arquitetos, historiadores, profissionais de artes visuais entre outros para discutir o urbanismo e manifestações semelhantes. O evento aconteceu pela primeira vez no Paraná, em Curitiba, em 2007. Docomomo significa Documentação Conservação do Movimento Moderno.