Londrinenses conquistam terceiro lugar no Brasileiro de basquete sub-15
Cinco atletas da cidade participam da campanha vitoriosa da seleção paranaense no campeonato nacional
A seleção paranaense de basquete feminino da categoria sub-15 conquistou no final de semana a terceira colocação do campeonato Brasileiro da modalidade. As atletas londrinenses Maria Paula Albiero, Rafaela Piassa, Gabriela Gionco, Thamires Nunes e Gabriela Araujo, além do técnico Paulo Vasconcelos, fizeram parte da campanha vitoriosa das paranaenses. Na decisão de terceiro lugar, a seleção do Paraná venceu a seleção de Santa Catarina pelo placar de 59 a 39. O título da competição ficou com a seleção de São Paulo.
As atletas integram a equipe Londrina/Colégio Portinari/Iate Clube, que recebe recursos da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), por meio do Fundo Especial de Incentivo ao Esporte (FEIPE). Entre as londrinenses, destaque para a armadora Maria Paula Albiero, que levou o prêmio de jogadora com melhor média de assistências do torneio.
Para o técnico da equipe londrinense e assistente técnico da seleção do Estado, Paulo Vasconcelos, a equipe mostrou muita força, pois perdeu a semifinal em um jogo muito disputado e saiu esgotada de quadra no sábado à noite, mas conseguiu se concentrar e aplicar bem o plano de jogo na decisão da medalha de bronze. “Tivemos a chance de fazer a final, perdemos a semifinal nos últimos minutos em uma partida emocionante, a decepção foi grande após a derrota, mas felizmente a equipe se reergueu rapidamente do revés e conquistou o terceiro lugar.”
Vasconcelos destacou o rendimento e participação das meninas de Londrina no campeonato. “As garotas todas têm apenas 14 anos e já disputaram o campeonato sub-15 em alto nível. Tem tudo para que no ano que vem estejam de novo na seleção e consigam até melhorar esse resultado, quem sabe chegando a um título inédito. O papel delas na seleção foi fundamental. Um ano faz bastante diferença, e mesmo sendo mais novas elas atuaram brilhantemente.”