Prefeitura comemora Mês da Consciência Negra
Estão programadas oficinas, palestras e cursos sobre a importância da implantação de políticas públicas para a igualdade racial
O prefeito de Londrina, Gerson Araujo, dará início às comemorações do Mês da Consciência Negra. A abertura das atividades será realizada amanhã (6), às 8h, na Casa dos Conselhos Municipais, localizada na avenida Bandeirantes, 116, na Vila Ipiranga.
A temática deste ano é “Londrina celebra Zumbi”. Estão previstas diversas ações como cursos de capacitação para servidores públicos, palestras sobre a importância da implantação de políticas públicas para a igualdade racial e oficinas práticas.
Amanhã, após a abertura oficial, será realizada uma capacitação para 30 servidores municipais. O tema do curso é “A aplicação e inserção de políticas públicas voltadas à questão racial no município”. O objetivo principal é sensibilizar as pessoas sobre a questão racial e a existência de recursos públicos que atendam as demandas da população negra.
Segundo a coordenadora da Casa dos Conselhos, Heloísa Botelho, a administração entende a necessidade de capacitar os conselheiros municipais e representantes da sociedade civil sobre o recorte racial nas políticas públicas. “O curso faz parte das atividades do ‘Mês da Consciência Negra’ e acontecerá em duas etapas. Uma delas presencial e a outra à distância. Durante a capacitação serão abordados temas como promoção da igualdade, ações afirmativas e inclusivas, políticas públicas voltadas para a inclusão, entre outros”, explicou.
A carga horária total será de 12h, com emissão de certificado aos participantes com custo de R$5,00 que deverá ser recolhido na hora. O curso será ministrado pela professora doutora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Rosane Borges; pela coordenadora da Casa dos Conselhos, Heloísa Botelho; pela funcionária da Casa dos Conselhos, Francismara Lourenço e pela integrante do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ester dos Santos Bento.
As atividades do Mês da Consciência Negra estão sendo realizadas pela Prefeitura de Londrina por meio da Casa dos Conselhos, Secretaria de Governo e de Educação, Gestão Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ministério da Saúde, Ministério Público do Paraná e com a 17ª Regional de Saúde.
Foto: ilustrativa