Destaques

Estudantes do programa Summer Fellowship apresentam resultados de pesquisas

Através da iniciativa, realizada entre julho e agosto, alunos da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, desenvolveram propostas de soluções inovadoras para Londrina

Nesta quinta-feira (20) pela manhã, a estudante universitária chinesa Hongyu Pan, que reside nos Estados Unidos, fez uma palestra on-line onde apresentou os resultados da pesquisa e as propostas que desenvolveu para Londrina, através do Programa Summer Fellowship. Desenvolvida em parceria entre a Prefeitura de Londrina – através da Secretaria Municipal de Governo – e a Universidade de Columbia, de Nova York, entre julho e agosto de 2022, a iniciativa foi intermediada pelo pesquisador londrinense e Embaixador do Município, Pedro Arcain Riccetto.

O jornalista Ulisses Sawczuk, do Núcleo de Comunicação da Prefeitura, faz a tradução simultânea da palestra on-line de Hongyu Pan, conduzida durante a Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foto: Codel/Divulgação

Durante sua apresentação, feita durante a VI Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (leia mais sobre o evento abaixo), Pan detalhou o estudo que realizou em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). Intitulada “Estratégias para abordar a lacuna de habilidades de TI em Londrina”, a pesquisa da estudante traça um panorama sobre as demandas enfrentadas pelo município no que se refere à formação e qualificação de profissionais para a área de Tecnologia da Informação (TI). Para elaborar o levantamento, Pan – que esteve em Londrina em julho – obteve informações através de entrevistas e questionários, tendo recebido respostas de 21 empresas e 271 estudantes universitários londrinenses.

Estudante da Universidade de Columbia, Hongyu Pan. Foto: Emerson Dias/Arquivo/NCom

O trabalho sugere possíveis colaborações entre órgãos governamentais, empresas privadas e instituições de ensino londrinenses, com o objetivo de ampliar a formação de profissionais das áreas de tecnologia e inovação, por meio de ações como cursos de capacitação, bancos de dados, programas de estágio e eventos de networking.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, destacou a qualidade da pesquisa realizada por Pan. Moreira também enfatizou que o estudo oferece, além de propostas de soluções, um diagnóstico de como as empresas e alunos do setor de TI avaliam aspectos como a formação e empregabilidade dos profissionais da área na cidade.

“Essas informações são importantes para o Município e, com elas, pretendemos viabilizar novas ações para fortalecer o ecossistema de inovação já em 2023. O programa Summer Fellowship é muito positivo, pois traz pessoas que têm conhecimento em diferentes áreas e uma visão de mundo muito diferente para colaborar com o Município, e isso tudo sem exigir nenhuma contrapartida financeira da Prefeitura”, afirmou o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel.

Outras pesquisas – Em setembro, outros dois estudantes que participaram do Programa Summer Fellowship neste ano – Suleyman Ahmed e Alexa Chan – também haviam apresentado os resultados de seus estudos.

A administradora da Secretaria Municipal de Governo, Liz Rodrigues, acompanha a apresentação de Suleyman Ahmed. Foto: Ulisses Sawczuk/NCom

Ahmed, que esteve em Londrina entre junho e julho, desenvolveu sua pesquisa em conjunto com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), abordando propostas de soluções para mitigar os efeitos das mudanças climáticas em Londrina. Com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o estudante propôs diversas medidas, incluindo programas de educação e conscientização ambiental, expansão do plantio de árvores e implantação de estruturas voltadas ao manejo de ondas de calor, entre outras iniciativas.

Já o trabalho conduzido por Chan, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), propõe a criação de um programa de certificação de negócios de propriedade de mulheres, assim como a implantação de um diretório que reúna informações sobre esses empreendimentos. O principal objetivo da proposta é incentivar as mulheres empreendedoras de Londrina a participarem das licitações conduzidas pelo Município, como forma de estimular o empreendedorismo feminino, de forma similar ao trabalho desenvolvido pelo programa Compra Londrina.

De acordo com a administradora da Secretaria Municipal de Governo, Liz Rodrigues, o Programa Summer Fellowship, que teve sua primeira edição em 2021, tem sido uma experiência valiosa para a administração municipal. “Ele permite ampliar ainda mais as visões da gestão, pois esses alunos internacionais contribuem trazendo para Londrina ideias modernas que estão sendo aplicadas no restante do mundo. Pretendemos dar prosseguimento ao programa em 2023”, frisou.

O secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, salientou que a Universidade de Columbia é uma instituição renomada internacionalmente, e que essa parceria é inovadora no Brasil. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos pelo programa Summer Fellowship, e essa iniciativa faz parte de um leque de ações que estão sendo realizadas pela Secretaria de Governo, com o objetivo de internacionalizar Londrina cada vez mais, por meio de diversas parcerias”, disse. 

Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – Além da apresentação de Hongyu Pan, a VI Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que foi realizada no Tecnocentro, incluiu uma palestra ministrada pela diretora da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, Thatiane de Araújo. Em sua fala, Araújo apresentou diversas iniciativas desenvolvidas pela escola junto a seus alunos no campo da ciência e tecnologia, como os projetos extracurriculares “WASH – Workshop Aficionados em Software e Hardware” e Makerspace. Além disso, também abordou o Programa Espaço 4.0, da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), que é conduzido na unidade, e várias outras atividades.

Palestra da diretora da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, Thatiane de Araújo. Foto: Codel/Divulgação

“Foi uma honra, para nós da escola, termos participado de um evento tão importante; fiquei feliz por ter a oportunidade de compartilhar o trabalho que temos realizado na área de ciência e tecnologia. Nossa meta é capacitar as crianças para que possam resolver diferentes tipos de problemas, e essas atividades inserem a nossa instituição no ecossistema de inovação, inclusive estando alinhadas a projetos que estão sendo pensados para o futuro em Londrina”, pontuou.

Participaram da conferência o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, o diretor de Tecnologia da Informação e Operações da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) de Londrina, Pedro Sella, o ex-secretário de Governo, Alex Canziani, e representantes da Prefeitura, Sebrae, UEL e Londrina Iluminação, entre outras instituições. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio da Prefeitura de Londrina, Codel, CTD e Universidade de Columbia.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos